Escolher uma carreira requer, entre outros fatores, reflexão e autoconhecimento. Assim, para auxiliar os jovens nesta decisão, a Feira de Cursos e Profissões da UFPR inclui, em sua programação, uma série de oficinas sobre escolha profissional. A atividade ocorrerá durante todos os dias do evento – de 20 a 23 de agosto.

Estão programadas sessões de bate-papo, conduzidas por formandos do curso de Psicologia da Universidade. De acordo com a professora Luciana Valore, do Centro de Estudos e Assessoria em Psicologia e Educação (CEAPPE), o objetivo é oferecer um espaço para os estudantes conversarem sobre a escolha da profissão que pretendem exercer.

Assim, as oficinas não acontecerão em formato de palestra, mas sim abrindo espaço para diálogo, explica Luciana. Os jovens que vão à Feira já estão em busca de informações, e isso eles têm a oportunidade de obter nos estantes dos cursos. Mas é preciso que eles também reflitam sobre as carreiras, e é justamente essa autoanálise que pretendemos incentivar com as oficinas, destaca.

De acordo com a professora, há diversos fatores a serem analisados, como a dualidade entre fazer o que se gosta ou o que é mais rentável, e até mesmo como lidar com as pressões familiares. Queremos proporcionar a eles a oportunidade de pensarem um pouco mais antes de escolherem uma carreira, acrescenta.

Inscrições
Cada oficina terá duração de uma hora, com 20 vagas. As inscrições deverão ser feitas previamente, pelo site http://www.feiradecursos.ufpr.br/, a partir do dia 3 de agosto. As oficinas serão realizadas nos seguintes horários:

Dia 20 (quinta-feira): 11h, 13h e 14h
Dia 21 (sexta): 11h, 14h e 15h30
Dia 22 (sábado): 10h, 14h e 15h
Dia 23 (domingo): 11h e 13h
A feira
A Feira de Cursos e Profissões se constitui na exposição individual de cada curso, em estandes próprios, onde são apresentadas as atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, além de informações sobre grade curricular, atividades complementares e mercado de trabalho. A estrutura prevista é de mais de 6 mil metros quadrados, entre o espaço de exposições, auditório e outras instalações.

Além disso, os estudantes poderão conhecer os cursos técnicos e o trabalho das empresas juniores ligadas à Universidade. Outros atrativos serão as sessões de planetário e a feira de ciências. Conforme já é tradição, também haverá uma programação de palestras específicas sobre as profissões, além do Tour Guiado – uma visita pelos campi da Universidade, que permite aos participantes conhecer a UFPR mais de perto. A participação em todas as atividades é gratuita.