MÁRCIO FALCÃO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A defesa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto informou nesta terça-feira (7) ao STF (Supremo Tribunal Federal) que ele permanecerá em silêncio durante acareação com o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco.
A acareação, marcada pela CPI da Câmara que investiga irregularidades na estatal, está previsto para quinta-feira (9).
Os advogados sustentam ao STF que, diante da decisão de seu cliente de permanecer em silêncio, a acareação de fato não será realizada e que, portanto, decidiram colaborar com a decisão do ministro Celso de Mello sobre o pedido de cancelamento da acareação, que foi solicitado por Barusco.
O ex-gerente da Petrobras, diagnosticado com câncer ósseo, pediu o cancelamento diante do agravamento de sua saúde. A defesa de Barusco afirmou que a exposição dele numa CPI poderia deixar seu quadro clínico ainda mais delicado.
“No intuito de colaborar com Vossa Excelência para a decisão neste feito, presto tais informações, uma vez que o ato de acareação propriamente dito, na verdade não se realizará, e a dispensa do Sr. Pedro Barusco cancelará a sessão, evitando-se, assim, despesas desnecessárias de transporte das partes até Brasília”, justificou Luiz Flávio D’Urso, que defende o petista.
Acusado de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, Barusco pediu ao STF o cancelamento da acareação nesta segunda (6).
Além de depoimento ao lado de Vaccari, ele também tem marcado outro com Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras.
Os advogados sustentam que pediram o cancelamento das acareações à CPI, mas não foram atendidos. Segundo o documento, o ex-gerente da Petrobras tem sentido fortes dores e formigamentos em membros inferiores e superiores, além da alteração em sua pressão arterial.
O pedido de Barusco será analisado pelo ministro do STF Celso de Mello, que ocupa a presidência do tribunal nesta semana devido ao recesso do Judiciário, quando são analisados casos considerados urgentes.