Durante muitos anos, o autódromo de Interlagos foi importante palco das temporadas da Stock Car. No entanto, este cenário mudou um pouco nas últimas temporadas: com o circuito da capital paulista fechado para reformas, Curitiba surgiu como uma alternativa para ser a nova “casa” da categoria. A cidade tem um bom autódromo, hotelaria e infra-estrutura de primeira , com muitas equipes e muitos pilotos do Paraná no grid.

A RZ Motorsport, uma das seis equipes sediadas na capital, vê com bons olhos os três encontros que acontecerão em casa. “Correr em casa nos dá algumas facilidades, principalmente, na logística. Além disso, a estrutura do autódromo é um das melhores do país, o que ajuda também. Agora esperamos converter essas vantagens em resultados dentro da pista”, destacou o chefe da equipe, Jorge Salmini.

Para o ex-F1 Luciano Burti, na teoria todas as equipes voltariam a disputa da 6ª etapa com uma certa igualdade de condições, mas na prática isso acaba mudando. “Essa é a terceira vez que estaremos em Curitiba contando com o treino livre e a 4ª etapa, o que teoricamente nesta terceira passagem da categoria teria que ter um equilíbrio maior, mas a Stock Car é tão competitiva que isso não segue a regra, pois é sempre possível que alguém se destaque no final de semana, mesmo com todos já tendo andando em Curitiba”, explicou o piloto do carro #14.

Burti ainda faz uma ressalva em relação a grande competitividade da categoria. “Se eu tivesse que fazer uma aposta eu apostaria que pilotos diferentes farão a pole position, que a última vez foi do Galid (Osman) e acho que serão outros pilotos e as duas corridas terão vencedores diferentes. A categoria é tão equilibrada na sua essência que não faz tanta diferença conhecer mais ou menos a pista, geralmente, o equilíbrio acontece, mas não é impossível que tenha um destaque no final de semana”, salientou.

Rafael Suzuki acredita que correr na capital paranaense tem suas vantagens. “Correr em Curitiba é bom, além de ser a casa da RZ, é a pista onde mais treinamos e corremos no atual calendário, o que facilita notar as evoluções no carro. Gosto muito do circuito e particularmente prefiro correr na pista inteira ao invés do anel externo. Estou confiante para essa etapa, a equipe tem trabalhado muito para sermos mais competitivos e acho que vamos começar a colher os frutos desse trabalho a partir desse fim de semana”, destacou o piloto do carro #08.

Pontos Importantes:

Previsão do tempo:
A previsão do tempo aponta um final de semana de sol com poucas nuvens.
Luciano Burti – Torcer para que seja uma etapa com tempo bom, que em Curitiba tem a tendência de ser mais frio e até de chover bastante. Tomara que isso não aconteça.
Rafael Suzuki – Nessa época do ano chove muito no Sul, lembro que corremos com chuva nesse mesmo mês em 2014, então acho que ela pode vir a qualquer momento. Será bem-vinda desde que não seja em excesso, o que ocasiona normalmente um atraso e um risco maior para os pilotos.”

Novo sistema de freios:
Luciano Burti – Outro ponto que causou discussão é que como é a terceira vez que estamos correndo lá, eu particularmente gostaria que a corrida fosse no circuito externo, o chamado de oval para ter uma mudança maior, mas sei que muita gente foi contra. Teve até questionamento sobre a segurança. Teremos nessa etapa um novo sistema de freio que será introduzido e isso gerou uma certa insegurança, mas acho que a questão do freio pouco importa o tipo de pista, onde qualquer problema de freio que você tenha tanto faz a pista que você está e isso é um problema sério. Não pode acontecer.

Programação:
As atividades começam logo na quinta-feira com um shakedown de 10 minutos e logo após o teste dos novos freios durante 15 minutos. A sexta inicia com um treino livre a partir das 14h15, com quarenta minutos para cada grupo. No sábado, tem mais um treino livre às 8h, com a definição do grid de largada às 12h. Já no domingo, a rodada dupla tem início às 13h10. O treino classificatório e a corrida serão transmitidos ao vivo pelo canal SporTV.