Terezinha Ferreira, responsável pelo escritório da operadora Flot no Paraná, organiza um encontro entre o representante da Cruceros Australis e os agentes de viagens curitibanos. Na base de promoção de roteiros de três ou quatro noites de muita emoção, que João Araújo vem a Curitiba especialmente para explicar aos profissionais do Turismo.

Com vinhos chilenos e as tradicionais empanadas, Terezinha mostra que esta é a época de seguir viagem para os confins da terra, no Chile, aproveitando os roteiros da Cruzeiros Australis, navios de expedição que navegam nas míticas águas do Cabo Horn,iniciando viagem em Ushuaia e percorrendo fiordes, baías glaciares e ilhas.

É a chance de desbravar, com toda segurança, as paisagens inóspitas e belíssimas, que a maioria dos turistas ainda desconhece. São as mais lindas regiões do mundo, na Patagônia Austral e Terra do Fogo.

Os navios têm 64 cabines, o que quer dizer que são poucos os felizardos em cada viagem, tornando mais agradável frequentar o restaurante, os bares, a lojinha a bordo, a sala de jogos, os salões especiais Sky e Yamana. São distribuídas em três categorias (B,A,AA), todas com camas baixas, ampla janela panorâmica, banheiro privativo, calefação, cofre de segurança e armário.

FAÇA AS MALAS
Coloque como peças básicas o chapéu, gorro ou boné; binóculo, para apreciar melhor animais e paisagens; filtro solar; creme hidratante; óculos escuros; botas e tênis. Não esqueça de filmadora ou máquina fotográfica; roupas leves como camisetas e shorts para horas de calor; e roupa impermeável, casaco e botas para os cruzeiristas.

Leve como documentos a carteira de identidade ou passaporte, carteira de motorista ( se for esticar a viagem em Santiago ou outra atração chilena. Dinheiro e cartão de crédito, passagem aérea, voucher de hotel, autorização dos pais ou responsáveis para menores que viajarem sozinhos.

BONS CUIDADOS
Preste atenção ao fuso horário em diferença para algumas regiões. Só utilize táxis credenciados. Algumas regiões necessitam uma adaptação do corpo: evite esforço físico nas primeiras horas e procure alimentos de fácil digestão. Beba muita água, tenha mapas e guias para melhor orientação, identifique toda sua bagagem.

Saiba que o forte da gastronomia chilena são os frutos do mar. Experimente o Caldillo de Congrio (sopa com peixes ou enguia), que o poeta Pablo Neruda apreciava bastante. Salmão grelhado e a Ronda de Mariscos, um tipo de caldeirada, fazem a festa. Por falar em festas, as chilenas são sempre muita música, dança, tradições coloridas. A festa mais importante será no dia 18 de setembro, dia da Independência, além dos festivais Olmué e San Bernardo.

ROTEIROS PROGRAMADOS
One Way – Ushuaia até Punta Arenas – duração de 3 noites no M/N Stella Australis. Partindo de Ushuaia, o navio segue para Cabo Horn, Cerro Agostini, Ilha Magdalena.

One Way – Fiordes da Terra do Fogo, durante 4 noites. De Punta Arenas no Via Australis e Stella Australis, seguindo para Baia Ainsworth, Gloaciar Pia, Cabo Horn com Baia Walala, terminado em Ushuaia.

O roteiro Round Trip – Patagonia Selvagem – é para 3 noites no Via Australis, que parte de Punta Arenas para o Glaciar Brookers, Baia Almirantazgo, Ilha Magdalena, retorando a Punta Arenas.

Outro roteiro Rouda Trip – o do Fim do Mundo – viaja entre Ushuaia, Glaciar Garibaldi, Glaciar Pia, Cabo Horn, Baia e retorno a Ushuaia. As tarifas, em dólares, iniciam em 2.222 US para a viagem Fim do Mundo ( 4 noites), 5 dias no Stella Australis a partir de 1.450 dólares por pessoa. Consulte seu agente de viagens, para saber condições e roteiros que sirvam melhor ao seu planejamento.

MELHOR ÉPOCA
Ushuaia é chamada de cidade mais austral do planeta. Entre setembro e março, a temporada de verão derrete parte do gelo, o que facilita acessos. Os dias são mais longos e o sol destaca cores, favorecendo cenários perfeitos para fotos. Muitos dos hotéis que ficam fechados durante o inverno, voltam a receber visitantes. Turistas aproveitam os roteiros de navegação e, em terra, fazem trekking, escalada, cavalgada, tudo o que é radical e emocionante.

Mas quem prefere viagem confortável e cheia de mordomias, vai escolher sempre os roteiros de navio. Assistir ao nascer do sol diante de uma geleira, passar a noite ancorado em frente ao fenômeno da natureza, ver o gelo se desprender, tudo é parte da experiência. É bom saber que todos os dias há programação com palestras, visitas, jantares temáticos. Prepare-se para o uísque com gelo milenar, os famosos vinhos chilenos, os pratos típicos, os chás e doces tradicionais.

Já é grande o número de brasileiros em Ushuaia, no extremo da América do Sulol, na região da Patagônia argentina. Na alta temporada de inverno (junho e julho) o Brasil lidera a lista de visitantes. É de lá que muitos seguem até a Antártida, região que desperta a atenção dos mais curiosos e animados.