O inverno curitibano, que neste ano está sendo marcado por temperaturas acima da média, é o momento para manter a prevenção contra o mosquito da dengue. De janeiro até agora, foram encontrados 515 focos do mosquito Aedes aegypti em Curitiba, o que representa um acréscimo de 56% no número de focos em comparação com todo o ano de 2014, quando foram registrados 330 focos ao longo dos 12 meses. Este ano, a Secretaria Municipal da Saúde também confirmou três casos autóctones de dengue, ou seja, de pessoas que foram contaminadas dentro da cidade.

No Sítio Cercado, região onde foi confirmado o último caso autóctone de dengue, as agentes comunitárias da Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida estão reforçando as ações de orientação e conscientização da população. Estamos fazendo uma varredura na área, porque, apesar do inverno, os focos de mosquito continuam aparecendo, explica a bióloga Cristiane Guimarães Moraes dos Santos, técnica da Vigilância Sanitária do Distrito Bairro Novo.

Detalhes

Cristiane lembra que os pequenos recipientes com água parada também são pontos propícios para a proliferação do mosquito da dengue Tampinha de garrafa pet, casca de ovo, tudo isso pode se transformar em um criadouro do mosquito, informa.

Os distritos sanitários Boa Vista e Boqueirão são os que concentram o maior número de focos até agora. O secretário municipal de Saúde, César Monte Serrat Titton, lembra que, desde o início do ano, a Secretaria adotou um plano de trabalho para intensificar o monitoramento de todos os casos de dengue e também dos chamados pontos estratégicos, que podem acumular água da chuva.

São locais como depósitos de ferro velho, oficinas mecânicas, borracharias, depósitos de materiais recicláveis, entre outros. Foi um ano de epidemia de dengue em várias regiões do Brasil, inclusive em outras cidades paranaenses. É necessário continuar esse monitoramento e as medidas de prevenção para não corrermos o risco de a doença se instalar na cidade, salienta.

Em todo Paraná, já são mais de 32 mil casos confirmados, com 24 mortes, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Secretaria Municipal da Saúde realiza constantemente ações educativas para a conscientização da população sobre os cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito.

 

Veja algumas dicas para evitar a formação de focos do mosquito Aedes aegypti:

– Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

– Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

– Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha a caixa d’água bem tampada;

– Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

– Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

– A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.