Belos móveis, endereços históricos, obras de arte em profusão, são coisas comuns nos hotéis cinco estrelas romanos. Mas nenhum oferece uma imensa piscina ao ar livre, um café da manhã irrepreensível, a imbatível vista para o Bio Parco, ou têm nas proximidades, a dois passos do hotel, a famosa Galeria Borghese , a National Gallery of Modern Art, Villa Borghese, Banhos Dioclesian, Museu Etrusco, entre outras atrações.

Pertencente à marca Roberto Naldi Collection, o Parco dei Principi Grand Hotel & Spa, tem 179 quartos e suítes, 1 Royal Suite, bares, restaurante Paulina Borghese, Centro de Congressos com 18 salões podendo acomodar 900 pessoas e um Spa único, com 2000 metros quadrados. O Spa oferece 12 tratamentos de bem estar, desde massagens faciais até body wraps, aromaterapia, Ayurvedic, hidroterapia, sauna, spa tub, banho a vapor, sauna, hammam.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Piscina ao ar livre, junto aos jardins, uma raridade na hotelaria romana

Localizado no Parioli, parte Norte de Roma, a grande atração do hotel cinco estrelas é a vista única para o maior parque da cidade e da Basílica de São Pedro, no Vaticano, que à noite fica iluminada. Construído em 1964, é sempre procurado para festas de casamento, viagens de incentivo, lua-de-mel ou simplesmente uma bela viagem de lazer.

Claro que recebe os destaques dos principais times de futebol ou figuras do jet set. E endinheirados russos. Mas também pessoas que não chegam a pagar pelas altas diárias: como a presidenta Dilma e sua imensa comitiva, quando parte do grupo ficou hospedado no tradicional Excelsior e a senhora Roussef e equipe de apoio, no Parco dei Principi. Não pagaram diárias – um total de 125.990,00 euros pela hospedagem, salas de apoio e reunião – porque a conta foi para o seu, o meu e o nosso bolso.


Salão de estar do Parco dei Principi, um grande espaço de conforto

Para saber o que o valor representa em reais, multiplique por algo acima de quatro moedas nossas e o total que foi pago durante a primeira parte do governo da presidenta.

Faziam parte do grupo de personagens especiais, os então ministros Antonio Patriota, Aluizio Mercadante, Gilberto Carvalho, da Secretaria da Presidência de República, e a responsável pela Comunicação Social da época, Helena Chagas. Também foi incorporado ao grupo o embaixador do Brasil no Vaticano, Almir de Sá Barbuda.

Membro do Preferred Hotels & Resorts, o Parco dei Principi romano tem recebido grandes grupos de executivos, operados pela Kings Holidays, sempre com a supervisão do Américo, um fã dos turistas brasileiros e do Brasil. São grupos de 180 a 200 participantes, que aprendem a gostar ainda mais de Roma e da Itália com os serviços recebidos.


Da sacada do quarto, a vista para o maior parque de Roma

Você merece, mais do que nunca, usufruir de tanta elegância, luxo, conforto e bem estar. Por enquanto, as diárias mais acessíveis iniciam em 1.200 reais. Dizem os entendidos, que é em momentos de grandes problemas econômicos, que o consumo do luxo aumenta. Sabe-se lá. Em todo caso, quando der para encarar, não deixe de escolher o hotel preferido da presidenta em Roma ( convém lembrar que nós temos uma das mais belas embaixadas, em prédio histórico, na que é considerada uma das praças mais bonitas do planeta,- a Piazza Navona -, onde costumavam ficar os brasileiros do tipo happy few).

Em termos de serviços, o hotel contrata temporariamente ou não, equipes formadas por profissionais da Romenia ou de outros países da Europa Central. Principalmente na alta temporada, quando o Parco dei Principi fica lotado.


Quem não abre mão do trabalho, encontra o necessário na escrivaninha de estilo

No atendimento de quarto, foi a primeira vez que vimos um Club Sanduiche ser servido com apenas 3 partes, ao invés das 4 partes tradicionais. Pedágio? Originalidades à parte, o café da manhã faz qualquer exotismo ficar esquecido. Não abra mão dele. E saiba que o hotel tem serviço grátis de shuttle até a Via Vêneto, que ficou famosa em décadas passadas, época da Dolce Vita, quando Mastroiani era o galã preferido de Felini e a noite fervia nas ruas romanas. Quem não abre mão de caminhadas, o parque junto do hotel é o local perfeito para manter a forma. E nem pense em passar batido pelo Spa. O hotel tem a maior piscina ao ar livre e o maior Spa de Roma – de grande beleza, diga-se de passagem – , com as melhores instalações para fitness e bem estar É indispensável ficar feliz. Em Roma, como os romanos. Em Roma, como os reis. No Parco dei Principi.


Não gosta de ar condicionado? Abra os janelões e deixe o ar romano entrar

NA QATAR, NEM FILHOS, NEM MARIDO
A companhia Qatar Airways foi condenada pela Organização Internacional do Trabalho por discriminação contra suas aeromoças, que eram automaticamente licenciadas quando ficavam grávidas e tinham proibição de se casarem, sob pena de perderem o emprego.

Em 26 de agosto, a Qatar voltou atrás, retirando do contrato de trabalho a cláusula que impedia o casamento. E agora vai colocar temporariamente as aeromoças grávidas em serviços em terra.


Mesa do café da manhã: do salmão defumado e vinho espumante, aos melhores queijos, frutas, carnes, doces, cremes, chás especiais e os pães mais fresquinhos. Não dá para perder

A OIT adotou em convenção há 57 anos as regras contra tais discriminações no trabalho. Regras que foram aceitas por 179 países e Estados. O que ainda perdura é a obrigatoriedade de que as mulheres empregadas sejam acompanhadas, no final do dia de trabalho, pelo pai, irmão ou marido .Um hábito bastante estranho para os ocidentais.

A Qatar Airways emprega 9000 pessoas nos serviços de bordo de seus aviões, das quais 3/4 são mulheres.

Divulgação

O incrível Spa de dois mil metros quadrados, o mais bonito da Cidade Eterna