A Ferrari corre em casa, mas quem saiu na frente no primeiro treino livre para o GP da Itália de F-1 foi a Mercedes. Líder do Mundial deste ano e vencedor em Monza no ano passado, Lewis Hamilton foi o mais veloz da sessão ao anotar 1min24s670. O piloto inglês foi exatos 0s463 mais veloz que seu companheiro de time, Nico Rosberg, o segundo colocado na manhã ensolarada desta sexta-feira (4) no circuito italiano.

Sebastian Vettel, que pela primeira vez corre como piloto Ferrari diante dos torcedores italianos, foi o terceiro mais veloz ao cravar 1min26s258. Nico Hulkenberg, que teve seu contrato com a Force India renovado até 2017, foi o quarto mais rápido, seguido por seu companheiro de time, Sergio Perez. Kimi Raikkonen colocou a outra Ferrari no sexto posto, imediatamente à frente de Daniel Ricciardo, da Red Bull. Felipe Massa, que renovou seu acordo com a Williams até o fim do próximo ano,

completou a sessão em Monza com o oitavo melhor tempo. O brasileiro registrou sua melhor tentativa em 1min26s936 e ficou imediatamente à frente de seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas (1min27s035). Pastor Maldonado, da Lotus, fechou o top 10. Felipe Nasr colocou a Sauber no 11º posto ao marcar 1min27s232. O segundo treino livre desta sexta-feira será realizado a partir das 9h (de Brasília), mesmo horário da classificação, no sábado (5), e da corrida, no domingo (6).