Diversas atividades e programas da Prefeitura de Curitiba, que descentralizam e ampliam as oportunidades de esporte, lazer e cultura na cidade, garantem opções de diversão para todos os públicos no fim de semana e nestes próximos feriados da Independência do Brasil (dia 7) e da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (dia 8).

São atividades físicas, esporte e agenda cultural para quem quer curtir Curitiba de graça nos próximos dias.

 

Agenda cultural

Na Cinemateca – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco – a programação do Cineclube, nos sábados do mês de setembro, é dedicada a matar as saudades dos clássicos do faroeste e exibirá filmes dirigidos por Anthony Mann e estrelados por James Stewart. No dia 5, às 16h, a Cinemateca vai exibir Winchester ‘73 (1950/EUA, 92’), com uma trama que mistura muita ação e reflexão. Rock Hudson, Stephen McNally e Dan Duryea também integram o elenco desse western.

O Cineclube é uma promoção da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o grupo independente Coletivo Atalante. É uma proposta para manter vivo o interesse pela chamada sétima arte e ampliar a plateia de cinéfilos na cidade, divulgando vários gêneros cinematográficos.

Um bom lugar para ler um livro são os espaços de leitura da Fundação Cultural de Curitiba, que abrem aos sábados: Casa da Leitura Augusto Stresser, no Parque São Lourenço, das 10h às 16h; a Casa da Leitura Wilson Bueno, no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, das 10h às 19h; o Bondinho da Leitura no Calçadão da XV, das 8h30 às 14h30, e a Estação da Leitura, no Terminal do Pinheirinho, também das 8h30 às 14h30.

Especialmente neste final e semana, funcionará também a Casa da Leitura Dario Vellozo – na Praça Garibaldi/Palacete Wolf – Centro Histórico – das 10h às 16h (para empréstimos, cadastro, leitura local e visitação).

A Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento recebe nodomingo (6), a partir das 11h, o grupo de artistas do UM – Núcleo de Pesquisa em Dança da FAP (Faculdade de Artes do Paraná). O grupo ocupa o espaço para apresentar dois de seus projetos de extensão – Danças Performativas e Improviso de Dança e Música.

Ainda no domingo (6), não dá para perder as aulas gratuitas de xadrez do Clube de Xadrez Erbo Stenzel, na Galeria Júlio Moreira – Travessa Nestor de Castro (Largo da Ordem), das 9h às 12h.

Ainda dentro da programação cultural, uma boa dica são as exposições fotográficas do Museu da Fotografia de Curitiba. O espaço ficará abertosábado (5), domingo (6) e terça-feira, das 12h às 18h, com a mostra dos trabalhos: Memorial Rua dos Atiradores, com 20 fotografias de Johanna Lieskow e Relicário, que apresenta 13 imagens de Lu Berlese. O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão.

Também no Solar do Barão funciona o Museu da Gravura, que exibe a mostra Amely, 10 anos”, de Pryscila Vieira. Está aberto no sábado (5), domingo (6) e na terça (8), das 12h às 18h.

Neste final de semana, o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, abrirá das 9h às 15h para visitação às exposições. Na Sala Paraná, é possível conferir a exposição da Associação Paranaense de Artistas Plásticos (APAP), uma mostra das obras de 26 artistas. E no Mezanino, a 5ª Bienal de Mosaico, Natureza, Amores e Sonho.

 

É dia de teatro

Na regional de Santa Felicidade, três feiras livres vão contar com a apresentação da peça teatral As Espertezas de Arlequim. São elas: sábado, a Feira Jardim Pinheiros (Rua José Martini), às 8h, e a Feira Seminário (Rua J. A. de Loyola), das 10h às 11h30; no domingo, estará na Feira Vista Alegre (Rua Arthur Leining) às 10h30.

 

Espaços públicos

Curitiba tem mais de 30 bosques e parques abertos à visitação pública, em horários diferenciados, bastante aproveitados para passeios, caminhadas, para o lazer de toda a família. Também possui um Zoológico, com mais de mil animais que representam a fauna de vários cantos do mundo, aberto aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Para incentivar a prática de atividade físicas e combater o sedentarismo, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude convida a população a participar todos os fins de semana de uma programação fixa recreativa. No sábado (5), se não chover, as crianças poderão se divertir no projeto Brincando na Rua, montado no Calçadão da XV de Novembro, Centro da cidade, das 9h às 13h. Também haverá a opção das Ruas de Lazer, das 12h às 17h, na esquina das ruas Leodoro Ferreira de Castro e Sebastião Marcos Luiz Nóbrega, no Cajuru, e na Rua Sezinando Teixeira de Oliveira com Manoel da Nóbrega, das 14h às 17h, no Sítio Cercado.

No domingo (6), na Praça Ouvidor Pardinho, a Prefeitura realiza o projeto Viver Curitiba Caminhando, de caminhada para iniciantes, com largada da Rua 24 de Maio às 8 horas. Se o tempo permitir, também acontecerão no domingo as tradicionais Recreação nas Arcadas, das 9h às 13h, na Praça João Cândido; o Ciclolazer, das 8h às 16h, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico; e a Rua de Lazer, das 10h às 17h, na esquina da Rua São Francisco com a Riachuelo.