O Paraná começou bem uma sequência difícil de jogos nesta Série B. Na noite desta sexta-feira (4), o time derrotou o Bahia por 1 a 0, na Vila Capanema. A partida era válida pela 23ª rodada da competição.

O gol da vitória foi marcado por Rafael Costa, de falta. “Treino bastante e decidi mais uma vez. Quero ressaltar a garra e a vontade da equipe”, disse ele, em referência ao sufoco que o time passou no segundo tempo. Aos 32 minutos da etapa final, o zagueiro Luiz Felipe foi expulso e a equipe ficou pressionada em seu campo até o fim.

O jogo desta sexta-feira foi o primeiro de uma série de três que o Paraná fará contra equipes que estão na parte de cima da tabela. Após o duelo com o Bahia (que começou a rodada em 4º), o time paranaense enfrenta o Botafogo (1º colocado) na próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro. Depois, recebe o Paysandu (5º lugar) na sexta-feira (11), na Vila Capanema.

Com o resultado, o Paraná foi a 32 pontos e, ao menos por enquanto, fica em 9º lugar. O único que pode passar-lhe a frente é o Bragantino, que tem 31 pontos e enfrenta o América-MG neste sábado (5), em Minas Gerais. O Bahia está em 4º lugar, com 38 pontos.

Jogo

O Paraná começou a partida tentando impor ritmo e toque de bola. Sua movimentação no campo ofensivo sufocou o Bahia, forçando os erros de passes. Só que ficou difícil entrar na área baiana, devido às falhas nos últimos passes. Para tentar compensar, o time paranaense recorreu aos chutes de fora da área – foram três nos primeiros 20 minutos, sendo um no travessão.

Aos 27 minutos, o Paraná abriu o placar. Ricardinho sofreu fala perto do bico da área. Normalmente os cobradores desse tipo de lance erguem a bola na área, mas Rafael Costa resolveu chutar direto e se deu bem. Colocou uma curva na bola e ela entrou à esquerda do goleiro.

Depois do gol, o Paraná diminuiu um pouco o ritmo, mas não chegou a ser ameaçado. O time da casa encerrou a etapa com 59% de posse de bola (com picos de 74%), mas não criou tantos lances assim: apenas cinco finalizações (uma no gol, uma na trave, uma na barreira e duas para fora). O Bahia arrematou duas vezes (ambas para fora). Fizemos o gol e deixamos cair um pouco. Não pode acontecer isso, falou Rafael Costa.

Na etapa final, o Paraná não mostrou o mesmo ritmo do primeiro tempo. O Bahia, por sua vez, exigiu algumas vezes que o goleiro Felipe Alves pegasse na bola – com as mãos, já que participava bastante com os pés. Para mudar isso, o técnico Fernando Diniz colocou Carlinhos no lugar de Gustavo Sauer, aos 14 minutos.

A partir daí, o time melhorou, mas mostrou problemas para entrar na área adversária. E novamente recorreu aos chutes de longe – foram três em 15 minutos. Numa das poucas vezes em que conseguiu finalizar de dentro da área, Carlão arrematou e Douglas Pires fez grande defesa, aos 28 minutos. 

Aos 32 minutos, contudo, o domínio territorial do Paraná ficou ameaçado. Luiz Felipe derrubou Vítor no bico da área. O zagueiro já tinha cartão amarelo e acabou expulso. Diniz reagiu rápido, colocando Uchoa, que atua como zagueiro ou volante, no lugar de Carlão. A partir daí, o time recuou para segurar a vantagem. E conseguiu, apesar de alguns sustos em bolas cruzadas e dos seis minutos de acréscimos.

O jogo terminou com o Paraná ficando 50% do tempo com a bola no pé – em parte, por causa da perda de um jogador. O time da casa somou 12 finalizações (3 certas), contra seis (duas certas) do Bahia. 

 

Paraná 1 x 0 Bahia

Paraná

Felipe Alves; Ricardinho, Luiz Felipe, Luciano Castán e Rafael Carioca; Fernandes, Rafael Costa, Danielzinho (Léo Coelho), Gustavo Sauer (Carlinhos) e Henrique; Carlão (Uchôa). Técnico: Fernando Diniz

Bahia

Douglas Pires; Yuri, Robson, Jailton e Vitor; Wilson Pittoni, Gustavo e Souza; Maxi Biancucchi, Zé Roberto e Kieza. Técnico: Sergio Soares

Gols: Rafael Costa (27-1º)

Cartões amarelos: Zé Roberto, Luiz Felipe, Henrique, Souza

Expulsão: Luiz Felipe (32-2º)

Árbitro: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS)

Local: Vila Capanema, sexta-feira

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

3 – Rafael Costa cobra falta para a área. A zaga afasta. Henrique pega a sobra e chuta torto, para fora

14 – Rafael Carioca cruza. A zaga afasta mal. Henrique domina na risca da área e chuta. A bola bate no travessão e sai

18 – Ricardinho recebe de Gustavo Sauer e chuta de fora da área. A bola leva perigo e vai por cima

19 – Souza cobra falta para a área. Jailton cabeceia para fora

27 – Gol do Paraná. Ricardinho sofre falta perto do bico da área. Rafael Costa cobra direto e manda à esquerda do goleiro

35 – Fernandes perde a bola na intermediária. Zé Roberto lança Maxi, que passa por Luiz Felipe e chuta na rede do lado de fora

Segundo tempo

3 – Rafael Costa arrisca da intermediária e manda por cima

6 – Souza cobra falta com força, de longe. Felipe Alves pega firme

8 – Carlão recupera a bola na meia-lua e serve Ricardinho, que domina e chuta por cima do gol

11 – Yuri cruza. Kieza cabeceia e o goleiro Felipe Alves pega no canto

14 – Carlão faz o pivô e serve Henrique, que bate forte. A bola sai rente à trave direita

17 – Danielzinho cobra falta de longe e tenta surpreender o goleiro. A bola vai na rede do lado de fora

21 – Rafael Costa cobra falta de longe e manda no canto esquerdo. O goleiro defende em dois tempos

26 – Carlinhos recebe e finaliza da risca da área. A bola vai por cima

28 – Felipe Alves lança. Carlão aproveita falha de Robson e chuta. Douglas Pires faz grande defesa

32 – Vítor sofre falta de Luiz Felipe na entrada da área e é expulso. Souza cobra e acerta a barreira

39 – Maxi Biancucchi recebe na área, sem marcação, e finaliza. Felipe Alves salva. O árbitro anula o lance, marcando toque de mão do jogador do Bahia

42 – João Paulo recebe na direita e cruza rasteiro. A bola passa por toda a pequena área, Kieza não alcança e Ricardinho coloca para escanteio

49 – Após troca de passes, Vitor finaliza por cima do gol