O Paraná Clube perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, nessa terça-feira (dia 8) à noite, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 24ª rodada da Série B. O time paranaense vinha de três vitórias consecutivas. Agora está na 10ª colocação, com 32 pontos, novo pontos abaixo do G4. A equipe carioca lidera a competição, com 45 pontos.

Na partida, o Paraná repetiu os mesmos erros de derrotas emblemáticas da equipe na Série B: falha na bola parada defensiva e falta de concentração nos minutos finais. O time vencia por 1 a 0 até os 26 minutos do segundo tempo. Levou o gol de empate em jogada de escanteio. E tomou o segundo gol aos 42, em falha de posicionamento defensivo.

O técnico Fernando Diniz soma agora 13 jogos no clube, com seis vitórias, dois empates e cinco derrotas — 51% de aproveitamento.

O Paraná não tinha Luiz Felipe e Henrique, suspensos. Os desfalques no Botafogo eram Thiago Carleto, Neilton e Fernandes.

No geral, o Paraná não fez uma boa partida. Até teve bons momentos dentro do jogo, mas foi dominado na maior parte. E cometeu muitas falhas individuais na defesa, no meio e no ataque.

A novidade no Paraná era a estreia do atacante Gabriel Leite (20 anos, ex-Palmeiras). O time começou no esquema tático 4-2-3-1, com a linha de três meias ofensivos com Danielzinho (esquerda), Gabriel Leite (direita) e Gustavo Sauer (centro).

O jogo começou com o Paraná no estilo Diniz, com passes curtos na saída de bola e trocas de posições entre os jogadores na hora da armação. O Botafogo marcava avançado e com força, mas levou o gol aos 13 minutos em erro de saída de bola. Giaretta tocou mal na defesa. Gustavo Sauer aproveitou e chutou para fazer 1 a 0.

Depois do gol, o Botafogo tomou conta do jogo e sufocou o Paraná. O gol de empate só não saiu porque Felipe Alves fez duas defesas difíceis.

Na volta do segundo tempo, o Paraná consegui equilibrar o jogo e passou a encontrar espaços para atacar. A partida ficou aberta, com ataques frequentes das duas equipes.

Aos 23, saíram Gustavo Sauer e Gabriel Leite. Entraram o atacante Carlinhos e o lateral-direito Crystian.

O empate veio aos 26, após escanteio de Daniel Carvalho, confusão na área e chute de Sassá. Aos 42, o Botafogo virou para 2 a 1. Daniel Carvalho recebeu na área e ajeitou para Sassá fuzilar.

BOTAFOGO 2 x 1 PARANÁ
Botafogo: Helton Leite; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Camacho, Willian Arão, Élvis,Tomas (Daniel Carvalho) e Lulinha (Sassá); Navarro (Luís Henrique). Técnico: Ricardo Gomes
Paraná: Felipe Alves; Ricardinho, Anderson Uchoa, Luciano Castán e Rafael Carioca; Fernandes, Rafael Costa, Danielzinho (Paulo Henrique), Gustavo Sauer (Carlinhos) e Gabriel Leite (Crystian); Carlão. Técnico: Fernando Diniz
Gols: Gustavo Sauer (13-1º) e Sassá (26-2º e 42-2º)
Cartões amarelos: Rafael Carioca (P). Tomas, Elvis (B)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Público: 6.220 pagantes (7.226 total)
Renda: R$ 130.240,00
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), terça-feira, às 19 horas

PRINCIPAIS LANCES
1 – Navarro chuta de longe. Felipe Alves segura.
2 – Gustavo Sauer cruza rasteiro. Gabriel Leite quase alcança. A zaga tira.
13 – Gol do Paraná. Giaretta erra passe na defesa. Gustavo Sauer intercepta, invade a área e chuta no canto.
17 – Tomas bate falta na barreira. A bola sobra para Navarro, na cara do gol. Ele chuta para fora e perde gol feito.
19 – Escanteio. Luis Ricardo cruza. Renan Fonseca cabeceia. Felipe Alves espalma.
20 – Elvis cruza. Lulinha acerta um chute de bicicleta no ângulo. Felipe Alves faz outra difícil defesa.
25 – Cruzamento para Navarro, que cabeceia perto, ao lado do gol.
38 – Falta na direita. Tomas bate com efeito. Roger Carvalho, impedido, tenta cabecear, mas não alcança. A bola entra no gol. O árbitro anota impedimento e anula o gol.
44 – Fernandes chuta de longe. O goleiro segura.

Segundo tempo
5 – Rafael Carioca chuta de fora da área, cruzado. A bola vai para fora.
8 – Gabriel Leite invade a área e cai ao dividir com o zagueiro.
25 – Gol do Botafogo. Daniel Carvalho bate escanteio. Bate e rebate dentro da área. A bola sobra para Sassá, que fuzila.
33 – Ricardinho chuta de longe. O goleiro espalma.
34 – Contra-ataque. Sassá parte em velocidade, passa pelo goleiro e, com pouco ângulo, chuta para fora.
38 – Falta lançada para a área. Roger Carvalho gira e chuta sobre o gol.
40 – Rafael Carioca cruza. O goleiro espalma. A bola sobra para Crystian na área. Ele dribla o zagueiro e chuta para fora.
42 – Gol do Botafogo. Cruzamento para Daniel Carvalho, que ajeita para Sassá fuzilar o goleiro.