Listagem de destinos imperdíveis, hotéis excepcionais, lugares pouco visitados, ou as atrações que todos deveriam conhecer antes de morrer, acontecem a cada dia. Nos jornais, nas revistas especializadas, na mídia eletrônica. Cuba é uma dessas escolhas para 2015, junto com Milão, Philadelphia e outros.

Sarah Bernhardt, Caruso, John dos Passos, Ernest Hemingway, Graham Green, Errol Flyn, Gary Cooper, Ava Gardner, Frank Sinatra já sabiam disso, quando atracaram seus iates ou fizeram sucesso no Teatro Terry e em Cienfuegos. Até Garcia Lorca andou por lá. Agora chegou a vez do Papa Francisco, o terceiro a visitar Cuba.

A Ilha em forma de lagarto foi por décadas como destino proibido, bastião tropical do comunismo. Uma mística amplificada por estar nos limites dos Estados Unidos e continuar a ser proibida para os americanos. Se há doze modalidades de visto, as viagens de lazer na base do biquíni-protetor solar-areia e mar, continua tabu.

A abertura está chegando, aos poucos, principalmente na parte do comércio, que interessa sempre aos Estados Unidos. Tudo está gradualmente mudando, talvez não no ritmo que os cubanos gostariam, mas mostrando no horizonte um vislumbre de ascensão social. As restrições não assustam aos profissionais do Turismo nos Estados Unidos, já que a indústria do Turismo, no mundo todo, arregaça mangas para desenvolver o novo destino do Caribe.

As mudanças já aparecem nos restaurantes instalados em casas particulares, os quartos oferecidos nas residências, os bares nas cidades menores, a maioria instados em casas de grande beleza e arquitetura restaurada. O governo apoia com novidades culturais, como a Fábrica de Arte Cubano, frequentada pela juventude nos finais de semana.

Na ilha mais ocidental das Antilhas, uma das primeiras a ser avistada por Cristovão Colombo na sua primeira viagem, há mais de quinhentos anos, Diego de Velázquez fundou San Cristóbal de La habana, na costa sul da ilha, perto do atual ancoradouro de Batanabó. Atacada e saqueada várias vezes durante os séculos XVI e XVII, Havana construiu da fortaleza da Real Fuerza, com muros de 6 metros de espessura, os fortes dos Tres Reyes del Morro ( com 12 canhões com nomes dos apóstolos), San Salvador de la Punta, e os torreões de San Lázaro, La Chorrera e Cojimar. No século XVII foram levantadas as muralhas e a fortaleza de San Carlos de la Cabaña, que tornaram Havana uma cidadela inexpugnável no coração do Caribe.

Meu daiquiri na Floridita e meu mojito em La Bodeguita, dizia Hemingway. Os drinques cubanos são uma mistura de sucos de frutas tropicais com rum. Além dos dois drinques preferidos do escritor americano, ainda há o presidentes e o cubanitos. A gastronomia começa com arroz, feijões, banana, carne moída e frutos do mar. O léchon (porco) assado e a yuca (batata) , o abacate em pratos salgados, as pernas de rã, os abacaxis, papaya e goiaba entram nos drinques e sobremesas. Para provar tudo isso e ainda achar que é um Governador colonial, procure um dos mesones na fortaleza. E nem pense em perder o show do El Tropicana, embora haja outras opções para ouvir música, ver bailarinos e se divertir. A vida cultural sempre foi o ponto alto da Ilha. Aproveite.

Dez mil novos apartamentos de hotéis fazem a renovação. Os tradicionais se mantém, como memória de uma época. Campos de golfe, hotéis boutique, resorts, parques temáticos, marinas, não param de surgir no horizonte.

Para descobrir na primeira viagem: Monumento a Calixto Garcia, no Malecón; Museo de Artes Decorativas, na suntuosa mansão de José Gómez Mena, para ver móveis, obras de arte, porcelanas e pratarias dos tempos coloniais; Nuestra Señora del Carmen, igreja ricamente decorada com azulejos ilustrando passagens da Bíblia; Callejón de Hamel, do grande muralista latino americano Salvador Gonzalez Escalona; Quinta Avenida, ladeada por antigas casonas tradicionais; Parque de Gandhi; mercado de artesanato regional, com bijuterias, bordados, esculturas, chapéus e instrumentos musicais como claves e maracas.


DESTAQUES

NO PASSO DA TARTARUGA
A Organização Mundial do Turismo – OMT – aponta o que os brasileiros já sabiam: o Turismo Internacional cresceu 4% no primeiro semestre deste ano – o que representa 21 milhões de viagens – só o Brasil virou lanterninha.

Enquanto Europa, Ásia, Pacífico e Oriente Médio tiveram um aumento de 5% nas viagens e as Américas (Sul, Central, Norte) 4%, a Oceania e o Caribe passaram à frente de todos: 7 % a mais de visitantes. O Brasil, o país que dorme em berço esplêndido, continua nos passos da tartaruguinha Democracia, da Mafalda, do genial argentino. Entre os emergentes, China e Índia alcançaram resultados de mais 2 digitos. Só mesmo o Brasil e a Rússia marcaram passo.

EMBRATUR E OUTROS
Também, os órgãos oficiais que lidam com o Turismo não conseguem apresentar nada de positivo. São bons empregos, proporcionam viagens e mordomias, festas, sorrisos nas fotos das publicações oficiais ou direcionadas para o trade, mas como resultado, um zero à esquerda.

Já tivemos de tudo na direção dos principais órgãos do Turismo. Um presidente emblemático foi o pequeno e idoso ex-deputado maranhense, que acabou nomeado para o Ministério do Turismo. Quando deputado, Novais usou o meu, o seu, o nosso dinheiro para pagamento de uma festa em motel do Maranhão.

Depois a polícia federal revelou irregularidades em convênios do Turismo com ONGs firmados a partir de projetos de deputados.E uma emenda de Novais beneficiou uma empreiteira fantasma. E mais, o salário da sua empregada doméstica, de 2003 a 2010 foi pago com o meu, o seu, o nosso dinheiro: ela recebia como secretária parlamentar na Câmara, nomeada por Novais e nem, é claro, dava expediente. Seu trabalho sempre foi o de doméstica no apartamento do patrão: cozinhar, organizar a casa e chefiar a faxina das diaristas. Na época, Novais tinha 81 anos. Como é que a indústria do Turismo pode sobreviver com tanto barulho? São coisas do passado, sim. Mas os resultados, até hoje, não mudaram.

EM COMPENSAÇÃO
Margareth Grantham, diretora do Centro de Turismo Alemão – DZT – no Brasil, já está colocando em prática alguns dos planos de crescimento do Turismo na Alemanha até 2030, em nível mundial.Quando o número de pernoites serão 121.1 milhões de todo o mundo.No Brasil são esperados 1,7 milhão de noites, algo em torno de 130% em relação aos 730 mil de 2014. Neste ano, a expectativa de crescimento é de 3% . Para 2016 a Alemanha trabalha divulgando cidades menores, já que serão três grandes temas: os 500 anos da Lei da Pureza da Cerveja, os 500 anos da Reforma Protestante de Martin Lutero e os 800 anos do coro de Dresdzer Kreuzchor.