GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (7) que o sucesso das Olimpíadas do Rio de Janeiro será medido pela eficiência na organização dos jogos esportivos nas áreas de mobilidade, infraestrutura e segurança.
Em discurso na cerimônia de lançamento do “Ano Olímpico para o Turismo”, evento de preparação para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, a petista afirmou ter certeza de que, assim como a Copa do Mundo de 2014, os jogos esportivos no Rio de Janeiro serão “impecáveis”.
“O sucesso dos jogos será medida pela eficiência da organização. Na Copa do Mundo, ganhamos todas as competições fora dos estádios. Os aeroportos estavam estruturados, havia segurança, os estádio estavam prontos. O sucesso será medido pela organização, que tenho certeza de que será impecável”, disse.
Segundo ela, o mundo irá direcionar o olhar para o Brasil durante as competições olímpicas, o que poderá abrir oportunidades para o país também na área do turismo. Para ela, aeroportos e hotéis com grande capacidade de receber turistas podem servir de chamariz para que os estrangeiros voltem ao Brasil no futuro.
“Nós passamos agora alguns momentos de dificuldades econômicas, mas tenho certeza de que a atividade turística é uma forma de construir também o otimismo no nosso país”, disse.
O evento contou com as participações do vice-presidente Michel Temer, dos ministros Henrique Eduardo Alves (Turismo) e George Hilton (Esporte) e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Em apresentação sobre as obras olímpicas, Paes brincou com as críticas feitas por movimentos sociais e setores petistas ao ajuste fiscal do governo federal e ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Segundo ele, até o ministro tem sido “bondoso” com as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
“Alguém tem de elogiar o Joaquim Levy em algum momento nesta história”, disse.