O Paraná nem se recuperou da tempestadade de quarta-feira (22), que atingiu diversas regiões do Estado, e a previsão do Simepar é de mais temporais. Um  segundo novo temporal, com vento e granizo, atingiu Curitiba em menos de 24 horas. O último aconteceu na quarta-feira, por volta das 15 horas. Agora, há registro em diversos pontos da cidade, Centro, Portão, Abranches, Pilarzinho, Ahú, Portão. A Defesa Civil está em alerta. 

 

Segundo o Instituto, a frente fria segue presente sobre o Oceano Atlântico, na altura do litoral sul do País e  mantém elevada a instabilidade atmosférica no Paraná. A  previsão é de chuva a qualquer hora do dia, principalmente nas regiões mais próximas a Santa Catarina.

A metade sul (oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais, RMC e litoral) tem, inclusive, um maior potencial para a ocorrência dos eventos de chuva forte, com ventos e até granizo associado. Nas áreas mais ao norte as chuvas são mais irregulares, mas também devem ser fortes por alguns momentos. Novamente há risco de temporais.

De acordo com balanço da Defesa Civil desta manhã (22), 1.349 pessoas foram afetadas em todo o Paraná pelas tempestades de quarta (21) e terça-feira (20). Na Região Metropolitana de Curitiba, o único município que ainda registra pessoas afetadas é Campina Grande do Sul, com 80 pessoas afetadas e 20 casas danificadas.

Balanço em Curitiiba – Foram apenas meia hora de chuva forte em Curitiba, mas o suficiente para deixar estragos em muitos bairros da Capital, ontem. A região mais afetada foi em Santa Felicidade, onde a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba interditou três residênciais, cujas estruturas foram afetadas pela queda de um muro na rua Adaguimar de Pinho Klat. A Cosedi pediu a saída imediata dos moradores desses imóveis para evitar maiores riscos.

Defesa Civil do Município recebeu alerta de alagamento em ruas dos bairros São Braz, Portão, Santa Quitéria, Fazendinha, Água Verde, Vila Izabel, Novo Mundo e Parolin. A tempestade também prejudicou o atendimento em algumas unidades da Prefeitura de Curitiba, como creches e unidades de saúde.

Além disso, 91 sinaleiros ficaram apagados ou em alerta durante parte da tarde, principalmente nos bairros Juvevê, Água Verde e Portão. Os cruzamentos entre as ruas Brasílio Itiberê com Alferes Poli e Engenheiros Rebouças com Westphalen ficaram bloqueados em função de alagamento.