O Museu do Expedicionário comemorou 64 anos de fundação da Casa do Expedicionário na semana passada. Uma cerimônia de condecoração celebrou a data, que marca também os 69 anos de criação da Legião Paranaense do Expedicionário (LPE). Na ocasião foram entregues placas e medalhas de homenagem a autoridades e jornalistas.

O Museu do Expedicionário tem grande relevância para a nossa história. Os pracinhas brasileiros merecem que nunca esqueçamos o que fizeram em nome do povo brasileiro na Segunda Guerra Mundial, afirmou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

O MEXP está situado na Praça do Expedicionário, onde, representando as três forças armadas, estão locados uma âncora, um carro de combate, e um avião Thunderbolt P-47D – que integrou o 1º grupo de caça da Força Aérea Brasileira e participou na Itália do maior número de missões, pilotado pelo 1º Tenente R-2 Alberto Martins Torres. Uma patrulha de infantaria em ação também é representada, no alto da edificação, por uma escultura em pedra, de autoria de Humberto Cozzo.

O espaço tem como objetivos promover exposições de cunho educativo, mostrando os fatos históricos que culminaram na Segunda Guerra Mundial, preservar o acervo composto por objetos, documentos e fotos referentes à guerra, pesquisar, coletar e guardar materiais e informações que interessem à ampliação e atualização do acervo. O local, que contempla auditório, biblioteca e salas para exposições permanentes e temporárias, atende à visitação monitorada, com agendamento prévio.