O projeto da Área Calma foi apresentado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) em reunião do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) realizada na segunda-feira (7) na Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, e o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera, entregaram documentos com os estudos técnicos realizados para a criação da Área Calma e responderam questões dos membros do conselho sobre a região na área central de Curitiba que tem velocidade máxima de 40 km/h e o remanejamento de radares na cidade.

Esta é uma ótima oportunidade para destacar as principais medidas e avanços que estão sendo realizados pela atual gestão no trânsito em Curitiba. O Conselho Estadual de Trânsito desenvolve um grande trabalho na área e estamos sempre à disposição para prestar qualquer informação solicitada por seus membros, diz Luiza.

Formado pelo perímetro compreendido pela Rua Inácio Lustosa, Rua Visconde de Nácar/Rua 24 de Maio, Rua André de Barros/Rua Nilo Cairo, Rua Mariano Torres, Rua Luiz Leão e Av. João Gualberto, a Área Calma tem como foco principal aumentar a segurança para pedestres, ciclistas e motoristas que se movimentam pela região, reduzindo o número de acidentes em Curitiba.

O objetivo da Área Calma é humanizar o espaço público na cidade, incentivando a melhor convivência entre todos os envolvidos no trânsito, além do compartilhamento das vias entres diferentes modais de transporte.

A fiscalização na Área Calma – iniciada em 16 de novembro – é feita por 22 radares instalados em 12 cruzamentos da região. Os radares monitoram 62 faixas de circulação em 19 vias e alguns deles também fiscalizam avanço de sinal, parada na faixa de pedestre e conversões e retornos proibidos.

Além dos radares, a Área Calma tem ampla sinalização de trânsito – pinturas no pavimento e placas indicando a velocidade máxima de 40 km/h, além de placas especiais indicando o início da Área Calma nas ruas que precedem o perímetro da região.