A médica veterinária acupunturista, de Curitiba, Rika Yamane, 39 anos, foi vítima de violência na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), no dia 29 de janeiro.  De volta a Curitiba, a moça está encabeçando uma campanha no Facebook para alertar a população para a frequência deste tipo de crime, muitas vezes ignorado pelas pessoas e até mesmo por testemunhas, como no caso dela.

Ela estava na capital cearense para participar de um evento e foi abordada por Dhames Costa Barbosa, 20 anos, enquanto corria no calçadão da praia. Ele chegou por trás e a agrediu com pauladas na cabeça, deu-lhe várias joelhadas e socos no rosto na tentativa de estuprá-la. O assaltante levou o iPod da turista. Ele já foi identificado pela polícia horas depois e está preso.

Rika conta que lutou com o assaltante e gritou pedindo ajuda. Várias pessoas passaram pela rua e viram, mas fui ignorada. Quem vinha na direção e percebia simplesmente dava meia volta ou atravessava a rua, disse Rika. Depois de um tempo, ela foi socorrida por um rapaz que estava do outro lado da rua, que interviu e agarrou o assaltante. Foi nesse momento que fugiu e pediu socorro novamente, e as pessoas começaram a lhe acudir. A polícia foi chamada e pela descrição que Rika fez do assaltante, ele parecia ser um velho conhecido dos policiais. Eles foram à casa dele e acharam o iPod de Rika.

A médica veterinária foi encaminhada ao Hospital São Carlos para fazer exame de foi diagnosticada com fraturas no osso da face.  Eu tive a sorte de ter forças para escapar e poder contar. Mas e se fosse alguma outra mulher com menos resistência física? Com certeza o assaltante teria me estuprado, roubado e me matado, conta Rika. A médica veterinária alerta para a necessidade de tomar providências sobre a crescente onda de insegurança no País. As leis precisam ser mudadas: proteger mais o cidadão e não ficar dando regalias para o bandido. Temos que ter leis fortes que botem medo a quem pensar em cometer um crime, afirma.

Rika Yamane contou sua história no Facebook e já teve cerca cerca de 47 mil compartilhamentos no começo da manhã desta sexta-feira, 5 de fevereiro, e está recebendo o apoio de milhares de pessoas. Ela pretende seguir com a campanha de alerta.