Tudo começou com a reunião do grupo de amigos para umas peladas de futebol em 1983. Em 2011, eles queriam sair na Escola de Samba União da Ilha do Governador, mas como ficou muito caro, resolveram formar uma banda, que batizaram Inimigos da Bebida.

Nesta segunda-feira, 8, como ocorre em toda segunda-feira de carnaval há cinco anos, o bloco se concentrou na Praça Comendador Megé, no bairro de Cocotá, Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, para brincar em família. Este é o quinto ano que a gente está aqui nesta alegria. É muita criança, muito adulto e a gente está feliz. Cada ano que passa, fica melhor, disse à Agência Brasil Márcio William, o Bolãozinho, organizador do bloco.

A maioria dos integrantes mora na Ilha do Governador. Bolãozinho revelou que muitos amigos vêm de outros bairros, como Santíssimo e Campo Grande, ambos na zona oeste da cidade, porque são amigos que participam da nossa vida aqui. Outros, como Paulo Roberto, chamado Paulinho Cabo Frio, vêm de mais longe. No caso dele, veio do município da Região dos Lagos, só para se integrar ao bloco. Cabo Frio, para mim, é só durante o ano mas, no carnaval, é aqui, garantiu.

Bolãozinho advertiu que Inimigos da Bebida é só no nome da agremiação. Muito pelo contrário. A gente não gosta de ver nenhuma garrafa cheia. Esvazia na hora. Por isso é que é inimigos da bebida, manifestou William. Se não tiver bebida, não tem graça, completou Paulo Roberto.

Para eles, o bloco é gigantesco, no bom sentido, familiar, porque reúne mais de 500 amigos a cada carnaval. Não tem confusão, todos se conhecem. É uma reunião que a gente faz uma vez por ano. Na segunda-feira de carnaval, todo mundo se abraça aqui e faz a nossa bagunça respeitosa, animada, assegurou.