O Paraná Clube não está revivendo em 2016 o desempenho dos tempos de Ageu, Hélcio, Maurílio e Marquinhos. Mas, pelo menos, conseguiu igualar uma façanha de uma equipe que tinha esses quatro jogadores. Com a vitória dessa quarta-feira (dia 10) sobre o Maringá, por 2 a 1, no Estádio Willie Davids, a equipe chegou a três vitórias nas três primeiras rodadas do Campeonato Paranaense.

Esse feito – três vitórias no início da competição – não acontecia no clube desde 2002. Na ocasião, o Paraná arrancou com vitórias por 2 a 0 sobre o Londrina, 2 a 0 sobre Malutrom e 1 a 0 sobre o Iraty no chamado Supercampeonato Paranaense. O time acabou como vice-campeão do torneio.

Agora, o Paraná lidera o Campeonato Paranaense, com nove pontos em três rodadas. O Maringá é o sétimo colocado, com três pontos.

Nessa quarta-feira, o Paraná veio com time completo e repetiu a escalação. O esquema era o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com a linha de três com Valber, Nadson e Robson. O Maringá não tinha a dupla de zaga titular e não conseguiu registrar reforços importantes (como o volante Tulio Souza, ex-Coritiba e Paraná).

O Paraná repetiu as falhas e qualidades do último jogo – vitória sobre o Operário, em Ponta Grossa. Mostrou algumas boas jogadas individuais no ataque (principalmente com Nadson e Robson), mas só era um time com organização ofensiva quando os laterais avançavam (algo que raramente ocorria). Os volantes ficaram novamente presos atrás e tornaram o time previsível e lento pelo centro. A defesa foi irregular, com boa postura em vários momentos, mas com falhas pontuais.

Com o gramado esburacado, os times não tentaram dominar o meio-campo e trabalhar a bola. O Paraná apostou nos contra-ataques com Nadson e Robson. O Maringá usou a bola longa, os cruzamentos e os chutes de longa distância. O time do Interior conseguiu incomodar bastante com essa estratégia e chegou a colocar uma bola no travessão já a 2 minutos – Barcos cruzou e Vieira cabeceou.

O gol do Paraná saiu aos 19 minutos. Fernandes cruzou, Valber ajeitou e Nadson fuzilou. Foi o primeiro gol dele pelo clube.

O segundo tempo voltou com o Maringá melhor. E o empate veio aos 17. Bruno Andrade cruzou e Vieira, de cabeça, marcou 1 a 1.

Pouco antes, aos 15, o meia-atacante Lucas Pará já havia entrado no lugar de Valber. Aos 25, Robson foi substituído pelo atacante Toni.

O jogo seguiu equilibrado. Aos 44, o gol da vitória. Nadson cobrou falta na direita e cruzou para a área. O goleiro falhou e Lúcio Flávio, sozinho, completou para o gol vazio.

Lúcio Flávio tem agora quatro gols em três jogos. É o artilheiro do time em 2016. Em 2015, ele fez dois gols em seis jogos na Série B pelo Paraná. Portanto, no total, soma seis gols em nove jogos pelo clube.

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gabriel Barcos cruza. Vieira cabeceia a bola no travessão.
11 – Nadson chuta de longe. William segura no centro do gol.
19 – Gol do Paraná. Fernandes cruza para a meia-lua. Valber dá um toque de primeira e coloca Nadson na cara do gol. Ele chuta e faz.
27 – Fernandes lança. Robson tenta de primeira, dentro da área. A bola vai para longe.
32 – Andrézinho chuta de fora da área. A bola bate no chão e Marcos se atrapalha, rebatendo com o peito. A defesa tira.
33 – Maranhão solta a bomba de longe. A bola passa perto.
42 – Falta quase na meia-lua. Valber bate no canto. William espalma.
44 – Robson recebe lançamento, dribla o último zagueiro e, na cara do gol, chuta para fora.

Segundo tempo
17 – Gol do Paraná. Bruno Andrade avança pela direita e cruza. Vieira sobe mais que a zaga e cabeceia no canto.
23 – Jefferson chuta de longe. Marcos espalma.
41 – Dick cruza. Alisson cabeceia para longe.
44 – Gol do Paraná. Nadson cruza, em cobrança de falta. William falha. Lúcio Flávio fica livre e cabeceia.

MARINGÁ 1 x 2 PARANÁ
Maringá: William; Adriano, Alex Maranhão, David e Helder; Zé Leandro, Maranhão, Jefferson Luis, Andrézinho (Bruno Andrade) e Gabriel Barcos (Thiago Henrique); Vieira. Técnico: Edison Borges
Paraná: Marcos; Dick, Luiz Felipe, Alisson Brand e Fernandes; Jean, Anderson Uchôa, Válber (Lucas Pará), Nadson e Robson (Toni); Lúcio Flávio (Basso). Técnico: Claudinei Oliveira
Gols: Nadson (19-1º), Vieira (17-2º) e Lúcio Flávio (44-2º)
Cartões amarelos: Alex Maranhão, Thiago Henrique (M). Jean (P).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Público: 2.069 pagantes (3.264 total)
Renda: R$ 47.175,00
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá