Fazenda Rio Grande será o terceiro município paranaense que terá o projeto Estradas com Araucárias. Pequenos agricultores vão receber ajuda financeira para plantar as árvores nas divisas de suas propriedades. Atualmente, o Estradas com Araucárias beneficia 55 proprietários da Lapa e de Fernandes Pinheiros, que mantém 20 mil árvores símbolo do Estado em suas divisas.

Serão plantadas, inicialmente, cerca de 2 mil mudas no município. É um projeto socioambiental que valoriza a araucária e seus benefícios para o meio ambiente, disse a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniela Pereira Miranda. A previsão é de que 10 propriedades implantem o projeto neste ano.

Os detalhes são tratados por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da unidade da Embrapa Florestas no Paraná, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Departamento de Agricultura de Fazenda Rio Grande e da Emater/PR. O patrocínio do Grupo DSR, empresa paranaense do ramo logístico e de transportes, que já ajuda os demais produtores com apoio financeiro, garante a ampliação do projeto. Cada agricultor receberá até 200 mudas de araucárias para plantar em suas divisas. No final de cada ano, o produtor ganhará R$ 1 mil como pagamento pelos serviços ambientais prestados, em especial com a captura de Gases de Efeito Estufa.

Segundo Paulo Caffeu, diretor-executivo do Grupo DSR, o projeto Estradas com Araucárias ajuda a compensar entre 6% e 8% das emissões da empresa, mas o objetivo é chegar a, pelo menos, 15%. Até 2018, a empresa pretende triplicar o projeto, que também foi levado para Santa Catarina.

Durante o crescimento, as 200 araucárias de cada propriedade retiram da atmosfera por ano, em média, o equivalente a 19,4 toneladas de gás carbônico (CO2). Na fase adulta elas vão trazer beleza à propriedade e à estrada e, ainda, com as futuras safras de pinhões, continuar ajudando na renda das famílias e também a alimentar animais silvestres, falou Edilson Bastista, engenheiro da Embrapa Florestas e um dos idealizadores do projeto.

NA PRÁTICA – O Projeto Estradas com Araucárias prevê plantios de Araucaria angustifolia na divisa de propriedades rurais com as estradas do Paraná, formando corredores verdes ao longo das rodovias. É uma forma de agregar valor paisagístico e ecológico às estradas, além de produzir pinhões para consumo humano e da fauna.