A Fundação de Ação Social (FAS) reduziu o descarte de itens doados ao Disque Solidariedade em 35% ao longo do último ano. A redução foi obtida por meio de uma campanha que reforçava a mensagem de que as peças doadas devem estar em bom estado, de maneira que possam servir para outras famílias. O Disque Solidariedade atende pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Até 2014, cerca de 40% do que era doado acabava sendo descartado. Esta era uma preocupação constante das equipes, visto que mensalmente são realizados em média 400 atendimentos – e recolher peças inservíveis representa perda de tempo e recursos.

Iniciamos no ano passado uma campanha para conscientizar os doadores. Costumamos dizer que antes de doar a pessoa deve sempre refletir se poderia continuar usando aquele produto ou o repassaria para um amigo próximo. Se a resposta for sim, o item com certeza irá ajudar muitas pessoas, diz o coordenador do Disque Solidariedade, Luis Carlos Costa.

Depois da campanha, notou-se uma maior conscientização dos moradores da cidade e 2015 fechou com uma redução de 35% no número de itens descartados pelo serviço. Além disso, em comparação com o ano anterior, houve um aumento de doações de roupas, calçados, eletrodomésticos, móveis e materiais de construção. Só de roupas e calçados foram recolhidas mais de 240 mil peças, número 16% maior do que o de 2014.

Os itens são repassados para famílias vinculadas aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e também em casos de emergência, como enchentes e outras situações.

O serviço pode ser acionado pela Central de Atendimento da Prefeitura de Curitiba, pelo 156. Após o agendamento para a coleta, as equipes do Disque buscam os itens na casa da pessoa, conforme o melhor horário. Em 2015, foram 10.161 solicitações abertas via 156.

Quem preferir pode doar diretamente na sede da FAS, que fica na Rua Eduardo Sprada, 4520, no Campo Comprido. O recebimento de doações funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O que pode ser doado?
– Móveis (guarda-roupas, cama, armário de cozinha);
– Equipamentos de uso doméstico (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, louças, objetos de decoração, dentre outros);
– Colchões;
– Roupas (roupas em geral, roupa de cama, roupa de banho);
– Calçados;
– Artigos infantis (brinquedos, bicicleta, berço, andador);
– Materiais hospitalares (cama hospitalar, cadeira de rodas, muleta, cadeira de banho);
– Objetos de esporte e lazer.

O que não é recebido pelo Disque Solidariedade:
Acessórios de veículos, carpetes, box de banheiro e cerâmicas, telhas e restos de construção e livros (que podem ser doados à Fundação Cultural de Curitiba).