SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Indonésia emitiu, nesta quarta-feira (2), um alerta de tsunami para as províncias oeste e norte da ilha de Sumatra e Aceh (ponta norte de Sumatra), após um terremoto de magnitude 7,9 ter sido registrado na região.
O epicentro do terremoto foi a 808 km ao sudoeste de Padang, que fica na parte oeste da ilha de Sumatra, e numa profundidade de apenas 10 km, segundo informou o USGS (serviço geológico dos Estados Unidos).
Originalmente, o centro americano avaliou o terremoto numa magnitude de 8,2, reduzindo a classificação para 8,1 e, depois, para 7,9.
Até o momento, não há relatos de vítimas ou de danos na região. Apesar de o epicentro ter sido registrado num ponto relativamente raso, o USGS situou o centro do terremoto afastado da costa, a 662 km da cidade de Muara Siberut.
O serviço meteorológico da Austrália emitiu alertas para algumas ilhas que integram seu território, mas não recomendou a retirada de pessoas, afirmando que correntes fortes e perigosas poderiam ocorrer.
A Indonésia, especialmente Aceh, foi fortemente atingida pelo tsunami de 2004, que matou cerca de 230 mil pessoas na Indonésia, no Sri Lanka, na Índia, na Tailândia e em outros nove países. Só em Aceh, morreram 126.741 pessoas no tsunami de 2004.
O terremoto de 2004 teve magnitude estimada em 9,15. A Indonésia fica no chamado “círculo do fogo do Pacífico”, uma zona sísmica bastante ativa.