Uma série de obras e reparos está sendo feita nas cinco unidades da Ceasa do Paraná, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura e do Abastecimento. São trabalhos necessários para melhorar a estrutura dos mercados e que têm investimentos de R$ 1.450 mil.

Alguns são rotina, como a limpeza de bueiros e troca de luminárias. Já as obras de adaptações e reformas do novo pavilhão do Mercado de Flores, na Ceasa de Curitiba, com rampas de acesso e construção de tubulações, instalações elétricas e hidráulicas proporcionarão maior visibilidade ao setor, diz o diretor presidente da empresa, Natalino Avance de Souza.

A pavimentação de 16 mil metros quadrados da Ceasa de Curitiba está sendo refeita com a utilização de 200 toneladas de asfalto para o recapeamento das vias de circulação da unidade. Outra medida que busca facilitar o acesso e trânsito no mercado são as demarcações e pinturas das faixas indicando o fluxo de veículos, assim como as áreas internas de estacionamento. Uma equipe cuida da recomposição e criação de mais calçadas na unidade.

O sistema de iluminação da Ceasa de Curitiba recebe reparos para ampliar a luminosidade à noite e de madrugada. São trocadas 75 luminárias em 47 postes de 20 metros. Isso ajudará na segurança e circulação dentro da unidade, explica o engenheiro civil Marco Antônio de Figueiredo, gerente da Divisão de Manutenção e Engenharia (Diman) da Ceasa Paraná. A rede elétrica recebe ainda readequações para o aumento da qualidade no fornecimento de energia aos permissionários e para diminuir a incidência de desligamentos acidentais, acrescenta ele.

As calhas e as redes coletoras de água pluviais estão sendo trocadas. São 2.400 metros de novos canos distribuídos no Mercado do Produtor e nos Pavilhões D e F da Ceasa Curitiba. No caso do Mercado de Flores, as águas da chuva serão remanejadas para uma caixa de cinco mil metros cúbicos e poderão ser reaproveitadas em vasos sanitários e na limpeza do piso desse pavilhão. É um uso racional e sustentável, diz Figueiredo.

No Mercado do Produtor, as obras acontecem em três setores. A Diman faz a troca de 16 colunas metálicas de 4,5 metros de altura, proporcionando mais segurança à estrutura do local. Também serão colocadas placas sinalizadoras. Os alambrados e pavimentação asfáltica do local passam por reformas e adaptações necessárias.

Na sede da entidade dos carregadores foram feitas reformas dos banheiros e pavimentação da calçada de acesso. Obras de engenharia acontecem ainda nos taludes – terrenos em declive com superfícies laterais – próximo ao Mercado do Produtor, para conter possíveis erosões.

INTERIOR

Na Ceasa de Londrina, a Diman faz a reconstrução do muro de arrimo, que caiu em janeiro pelo excesso de chuvas na região Norte do Estado. A gerência da unidade aguarda agora o processo de licitação e formas de aplicação do projeto de prevenção de incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros do município e também está providenciando novos orçamentos para renovação da malha asfáltica do mercado.

Em Maringá, a unidade deverá receber em breve obras para a construção de outros dois banheiros e ainda a implantação do Ecoponto para a coleta de resíduos. Foi realizada também a pavimentação com fresa de 300 metros quadrados, cedida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). E nos próximos dias, a gerência da Ceasa Maringá vai providenciar novos orçamentos para o reforço do sistema de iluminação da unidade.

Na Ceasa de Cascavel estão sendo realizadas obras para recuperação asfáltica e reparo das calçadas. Em Foz do Iguaçu, a unidade receberá uma nova guarita na entrada.