A dengue afastou 2,5% dos colaboradores de grandes empresas em 2015 e já é o quinto principal motivo que afasta as pessoas do trabalho, segundo levantamento realizado pela A Gesto Saúde e Tecnologia, empresa pioneira no desenvolvimento de big data para auxiliar as grandes companhias e operadoras a gerir de maneira eficiente os gastos com a saúde. A doença pode aumentar em até 200% o custo per capita do colaborador afetado.

O levantamento foi feito com base no banco de dados da Gesto, que soma 2 milhões de pessoas — número maior do que a população de 95% das cidades brasileiras, por exemplo — e concluiu que a epidemia de dengue em 2015 afetou a produtividade nos negócios. Os dados revelam que as pessoas infectadas ficaram fora do trabalho por um período médio de 5 a 7 dias, podendo atingir um mês nos casos mais extremos.

Ao cruzar as informações e somar todos os atestados, é como se, a cada 50 colaboradores com dengue, um funcionário não tivesse trabalhado durante todo o ano útil. Por exemplo, uma empresa com 11 mil funcionários pode ter tido, em média, 2,2% da sua população com dengue. O impacto disso pode ter sido o equivalente a cinco colaboradores ficarem o ano inteiro sem trabalhar.

O cenário é pior do que o de 2014, quando apenas 1% dos colaboradores das grandes companhias se afastou por conta da doença, somando um período de afastamento de 65 dias – o equivalente a um indivíduo três meses sem trabalhar, considerando os dias úteis.

Outra conclusão está ligada ao aumento do custo do benefício de saúde. A dengue gerou, no ano passado, uma elevação no custo per capita da saúde. O gasto com um colaborador infectado chegou a ser 200% maior do que o valor de um colaborador de uso médio. Isso acontece por uma série de motivos que incluem o fato de o tratamento da doença ser feito pelos prontos socorros e atendimentos emergenciais — que possuem um valor elevado de atendimento quando comparado à consultas eletivas — e o aumento na demanda de exames, explica Francine Leite, gerente em inteligência em saúde da Gesto Saúde e Tecnologia.


Paraná debate saúde do trabalhador

Para marcar o 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) debaterá este ano temas voltados à saúde e segurança no trabalho. O objetivo é aproveitar a data para falar da preservação de direitos assegurados historicamente pela luta dos trabalhadores e também da dignidade e qualidade de vida nos ambientes de trabalho.

A programação começa hoje, às 8h30, e se encerra na sexta-feira, às 16 horas. Durante toda a semana haverá atividades como seminários, palestras e reuniões tratando de assuntos de interesse dos trabalhadores.

“Nos posicionamos diante do mundo do trabalho com a preservação dos direitos conquistados. Para o cenário do trabalho é necessário abrir ainda mais o diálogo com a sociedade e mostrar a importância de temas que possibilitam ambientes seguros aos trabalhadores”, destaca o superintendente da SRTE/PR, Marcio Pessatti.

O Ministério da Previdência aponta no Brasil, em 2013, a ocorrência de 717.911 acidentes de trabalho, ou 2.815 acidentes de trabalho por dia. No Paraná, ocorreram 52.132 acidentes de trabalho em 2013, ou 204 acidentes por dia. Quanto às mortes decorrentes de acidentes de trabalho em todo o Brasil ocorreram 2.797. O que dá quase 11 mortes por dia. No Paraná ocorreram 270 mortes por acidente de trabalho, o que dá mais de uma morte por dia.

Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no Brasil e no Paraná, de 2007 a 2013, as maiores taxas de doenças ocupacionais por 1000 vínculos se apresentam nas áreas de produção. No Brasil, entre 2007 e 2012, quanto ao auxílio-doença concedido pelo INSS, 30,6% em relação às doenças ocupacionais (lesões, sistema osteomuscular e transtornos mentais/comportamentais). Os acidentes de típicos compõem o principal motivo de afastamento (59,5%).


Rápida

Na Boca Maldita

O dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Doença e Acidentes de Trabalho. Por isso, na quinta-feira, entidades públicas e trabalhistas se reunirão para fazer um alerta à população sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho. A ação acontece das 9 às 18 horas na Boca Maldita.