De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), 74 ciclistas morrem por ano e, em média, 2.119 feridos anualmente no Estado em acidentes de trânsito. Por isso, eles são tema da campanha 31 Dias para mudar o trânsito, que integra as ações do Governo do Paraná para o Maio Amarelo.
Todos os dias, acontecem pelo menos sete acidentes envolvendo ciclistas no Paraná. A estimativa é do Detran, que considera os números registrados pelas polícias rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras, no período de 2009 a 2014.
O Dentran lembra que os ciclistas precisam utilizar equipamentos de segurança para reduzir os riscos de acidentes. Desde ontem, o site www.detran.gov.br/maioamarelo exibe um depoimento inspirado em fatos reais sobre os perigos de andar de bicicleta à noite, sem o uso de equipamentos de segurança como farol, lanterna e faixas refletivas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo ciclista deve usar campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.