O Juventude é uma velha pedra no sapato do Coritiba. Desde 1977, quando se enfrentaram pela primeira vez, a equipe gaúcha tem retrospecto positivo contra o Coxa. Foram 27 duelos, com 13 vitórias da equipe de Caxias do Sul (RS), oito empates e seis vitórias do time paranaense.

A última vitória do Coritiba nesse confronto foi em 2003, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira. O placar de 1 a 0, com gol do atacante Edu Sales, ajudou a equipe paranaense a conquistar uma vaga na Copa Libertadores – terminou em 4º lugar o campeonato nacional daquele ano.

O Coritiba tentará encerrar esse jejum de 13 anos contra o Juventude na próxima quinta-feira, no Couto Pereira, na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, em Caxias do Sul, vitória do Juventude por 1 a 0.

É a primeira vez que esses dois clubes se enfrentam pela Copa do Brasil. Antes foram três duelos
pela Copa Sul-Minas, 11 pela primeira divisão nacional, seis pela Série B e um pelo Torneio Major Antonio Couto Pereira.

O Juventude está na Série C de 2016 e foi vice-campeão gaúcho nesse ano, perdendo para o Internacional na final.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS

Entre Coritiba e Juventude

2003

Coritiba 1×0 Juventude

Couto Pereira

Brasileirão

2004

Juventude 1×0 Coritiba

Alfredo Jaconi

Brasileirão

2004

Coritiba 2×3 Juventude

Couto Pereira

Brasileirão

2005

Coritiba 1×2 Juventude

Couto Pereira

Brasileirão

2005

Juventude 0x0 Coritiba

Alfredo Jaconi

Brasileirão

2016

Juventude 1×0 Coritiba

Alfredo Jaconi

Copa do Brasil

 

Para o próximo confronto, nesta quinta-feira, o técnico Gilson Kleina dificilmente contará com a volta de quatro titulares: o lateral-direito Ceará, o zagueiro Luccas Claro e os meias Juan e Dudu. Salvo alguma mudança, essa equipe que iniciou (contra o Cruzeiro) é que vou colocar contra o Juventude. Recuperamos os atletas principalmente do desgaste emocional, que foi grande. É importante que sejamos uma equipe aguerrida com vontade de vencer, disse em entrevista coletiva após o jogo contra o Cruzeiro, declarou. O jogo com o Juventude deve ser muito pegado e de correria. Ainda vamos avaliar, pois eles não passaram pela parte técnica, afirmou.

Com isso, a provável escalação para quinta-feira é Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Ruy, Cesar González e Vinícius; Kleber.