O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Bahia, nesse sábado (dia 21) à tarde, na Vila Capanema, pela segunda rodada da Série B. Com esse resultado, o time paranaense ficou na 17ª colocação, com um ponto. A equipe baiana está na quarta posição, com quatro pontos.

No total dos 90 minutos, os times cometeram 198 erros: 80 passes, 34 cruzamentos, 14 finalizações e 70 lançamentos. Foram apenas 7 finalizações certas, 9 cruzamentos certos e 25 lançamentos certos. Os dados são do Footstats.

“Não foi um jogo bom de assistir. Teve mais chances em cima de erros do que em acertos”, admitiu o técnico Claudinei Oliveira, do Paraná.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

Com o resultado, o Paraná completou três partidas sem vencer – antes perdeu para Chapecoense e Brasil-RS.

O técnico Claudinei Oliveira completou 21 jogos no Paraná, agora com 10 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.

Na partida, o Paraná foi sufocado no segundo tempo e levou duas bolas na trave, mas reagiu nos minutos finais, colocando também um chute no poste. O goleiro Marcos ajudou a evitar a derrota fazendo duas defesas importantes. Já o primeiro tempo foi modorrento, quase sem boas jogadas.

No total dos 90 minutos, o Paraná teve 48% de posse de bola, 5 finalizações (2 certas), 87% de precisão nos passes, 19 cruzamentos (2 certos), 49 lançamentos (13 certos) e 2 escanteios. O Bahia somou 16 finalizações (5 certas), 82% de precisão nos passes, 25 cruzamentos (8 certos), 46 lançamentos (12 certos) e 6 escanteios.

Na partida, o Paraná não tinha o lateral-esquerdo Rafael Carioca, suspenso. No Bahia, o desfalque era o atacante Hernane Brocador (ex-Flamengo e Paraná), lesionado.

Os dois times tinham proposta de jogo semelhante no início. E ambos apresentavam qualidade semalhante. O resultado foi um jogo travado e equilibrado. Tanto o Paraná como o Bahia marcavam avançado e tentanvam dificultar a saída de bola adversário. Os dois não tinham preocupação com a posse de bola e tentavam passes diretos, o mais rápido possível para o ataque. O jogo ficou pegado e com raríssimas jogadas ofensivas.

Aos 42, o volante Jean saiu lesionado. Entrou o meia-atacante Marcelinho. No Bahia, saiu Moisés e entrou o meia-atacante Luisinho (ex-Paraná Clube).

No primeiro tempo, o Paraná teve mais posse de bola (53%) e maior precisão nos passes (88% x 78% do Bahia). Foram 3 finalizações para cada time.

No intervalo, troca de atacantes no Paraná: saiu Lúcio Flávio, entrou Robert. No Bahia, troca no meio-campo: Juninho entrou na vaga de Paulo Roberto.

O Bahia começou melhor o segundo tempo e teve duas boas chances nos primeiros 15 minutos. Marcou salvou uma delas. A outra foi para fora.

Aos 15, troca de atacantes no Bahia: saiu Thiago Ribeiro (ex-Atlético-MG e Santos) e entrou Henrique (ex-Paraná).

O Paraná tinha só um volante e perdeu o controle do meio-campo no segundo tempo. O time baiano teve espaço para trocar passes e começou a criar jogadas ofensivas com frequência. Chegou a colocar duas bolas na trave: uma aos 31 minutos, em cabeceio de Luisinho, e outra aos 34, em cobrança de falta de Juninho.

Aos 35, Basso entrou como volante, no lugar de Uchoa.

Aos 43, o Paraná quase marcou. Nadson recebeu na área e chutou na trave.

PARANÁ 0 x 0 BAHIA
Paraná: Marcos; Diego Tavares, Pitty, João Paulo e Fernandes; Jean (Marcelinho), Anderson Uchôa (Basso), Válber, Nadson e Robson; Lúcio Flávio (Robert). Técnico: Claudinei Oliveira
Bahia: Marcelo Lomba; Hayner, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés (Luisinho); Feijão, Paulo Roberto (Juninho), João Paulo e Danilo Pires; Thiago Ribeiro (Henrique) e Zé Roberto. Técnico: Doriva.
Cartões amarelos: Lúcio Flávio, Pitty (P). Hayner, Juninho, Zé Roberto (B).
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Público: 2.716 pagantes (3.588 total)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
16 – Thiago Ribeiro cobra escanteio. A bola chega até Lucas, dentro da pequena área. A zaga salva.
23 – Fernandes faz boa jogada, mas cruza muito fechado. O goleiro segura.
33 – Falta de longa distância. Nadson lança. Lúcio Flávio cabeceia no canto. A bola passa perto.
43 – Robson recebe na área e cruza. Valber mergulha e cabeceia. Lomba espalma.

Segundo tempo
4 – Contra-ataque. Thiago Ribeiro recebe na área e ajeita para Juninho, que chuta forte. A bola passa perto, ao lado.
13 – Lucas Fonseca lança. Thiago Riberito recebe na árae e chuta cruzado. Marcos faz boa defesa e manda para escanteio.
14 – Juninho bate escanteio. Jackson cabeceia sobre o gol.
26 – Boa troca de passes do Bahia. A bola chega até Danilo Pires, que chuta cruzado. A bola vai na rede, por fora.
28 – Diego Tavares cruza. Robson quase alcança.
29 – Zé Roberto recebe na área, gira e chuta cruzado, para fora.
30 – João Paulo cruza. Danilo Pires cabeceia. Marcos faz boa defesa.
31 – Henrique cruza. Luisinho cabeceia a bola no travessão.
34 – Falta frontal. Juninho cobra na trave.
37 – Zé Roberto entra na área e chuta cruzado. Marcos defende.
42 – Robson chuta de fora da área. Lomba espalma.
43 – Nadson recebe na área e chuta na trave.
47 – Zé Roberto chuta de longe. A bola passa perto, ao lado.