SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais de 400 escritores lançaram nesta segunda (24) uma carta aberta on-line, endereçada ao “povo americano”, contra o pré-candidato republicano à Presidência Donald Trump.
Entre os signatários, estão os ganhadores do prêmio Pulitzer Richard Russo, Michael Chabon, Geraldine Brooks e Jennifer Egan.
De acordo com o texto da petição, “a ascensão de um candidato que deliberadamente apela para os mais rasteiros e violentos elementos na sociedade, que encoraja agressões entre seus seguidores, que cala oponentes, que intimida críticos e que denigre mulher e minorias pede, de cada um de nós, uma imediata e forte resposta”.
“Como escritores”, diz o texto, “estamos cientes das muitas formas que a linguagem pode ser distorcida em nome do poder”.
Às 23h45 (horário de Brasília), uma versão que poderia ser assinada por internautas já tinha coletado mais de 5.000 assinaturas.
Não é a primeira vez que uma carta aberta contesta a candidatura de Trump. Em abril, fazendo uso da mesma estratégia, 95 especialistas em diplomacia que já assessoraram governos republicanos alertaram para o perigo do pré-candidato chegar à Presidência.