Lanterna. Dono do segundo pior ataque do Brasileirão. E time que menos acerta o alvo. Assim está o Atlético, após três rodadas do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (28), às 18h30, o time recebe o Figueirense na Arena da Baixada, com o intuito de converter bom desempenho em bom resultado. Ao menos é esse o discurso do técnico Paulo Autuori e dos jogadores.

Vigésimo colocado no Brasileirão, com apenas 1 ponto, o Atlético marcou apenas dois gols em três jogos. O índice é superior apenas ao Sport (1 gol em 3 jogos). O time paranaense, além disso, é o que tem menos finalizações certas – na direção do gol – entre os 20 times. Foram sete chutes no alvo em três jogos, média de 2,3 por partida.

Para o treinador, os números ruins do Atlético não condizem necessariamente com o desempenho em campo. A equipe, como foi no último jogo (diante do Botafogo), tem jogado o suficiente para ganhar. Se estivéssemos sendo massacrados pelos adversários, eu estaria muito mais preocupado, disse Autuori, nesta sexta-feira (27). Amanhã (sábado), faremos de tudo para começar esta reação, que tem muito mais a ver com resultado do que com a maneira que a equipe tem se postado em campo.

Autuori não chegou a confirmar a equipe que vai a campo neste sábado. Mas deu a entender que deve promover mudanças em relação ao time que perdeu para o Botafogo (2 a 1), na quarta-feira (25). Para ter um jogo com intensidade, você precisa recuperar (a parte física). E não há tempo para recuperação no futebol brasileiro, disse ele. Nós vamosExistem jogadores com acúmulo de jogos. Provavelmente, em alguns setores, daremos uma mexida.

O treino desta sexta-feira indicou que as mudanças devem ser a entrada de Anderson Lopes (ou Marcos Guilherme) e Vinícius no meio-de-campo, em lugar de Nikão e Pablo. Além disso, Walter pode reassumir a posição no ataque, em vez de André Lima.

Figueirense

O Figueirense ainda não perdeu neste Brasileirão. Em três jogos, foram três empates. Para o jogo deste sábado, o técnico Vinicius Eutrópio (ex-Atlético) deve manter a escalação que empatou com o Santos em 2 a 2, na quarta-feira. Isso inclui o meia Bady e o atacante Rafael Moura, ambos ex-Atlético.

 

Atlético x Figueirense

Atlético

Weverton; Léo, Cleberson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Pablo, Nikão (Naderson Lopes) e Ewerton; André Lima. Técnico: Paulo Autuori.

Figueirense

Gatito Fernández; Jefferson, Bruno Alves, Jaime e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jocinei, Ferrugem e Bady; Guilherme Queiroz e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)

Local: Arena da Baixada, sábado, às 18h30