SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Está difícil parar o Vasco de Nenê em 2016. Na tarde deste sábado (28), quem tentou foi o Bahia, até então invicto na Série B do Nacional, mas não deu. O time de Jorginho teve bastante trabalho em São Januário, mas aproveitou falhas de Marcelo Lomba e dois golaços de Nenê para vencer o duelo por 4 a 3, chegar a 31 jogos de invencibilidade e se manter na liderança da competição.
O resultado leva o Vasco a 12 pontos, mesma pontuação do Atlético-GO, que venceu o clássico contra o Vila Nova e também manteve os 100% de aproveitamento na Série B –o time cruzmaltino leva vantagem no saldo de gols (8 a 4). Já o Bahia, com a primeira derrota na Série B, estaciona nos sete pontos e termina esta quarta rodada na sexta colocação da tabela, deixando o G-4.
Os dois times voltam a campo já nesta terça-feira, quando acontecem os dez jogos da quinta rodada da Série B. O Bahia recebe o Náutico na Fonte Nova, às 19h15, enquanto o Vasco visita o Oeste-SP, em Barueri (Grande São Paulo).
Nenê não vinha em uma tarde muito inspirada, a não ser por algumas bolas paradas perigosas. Mas foi ele quem mais uma vez decidiu. Quando o jogo estava parelho, ele voltou a colocar o Vasco na frente com um golaço. Pouco depois, mais um golaço, agora de falta. E o meia ainda desperdiçou um pênalti. Ainda assim, continua isolado na artilharia da Série B, agora com sete gols.
Não foi a tarde de Marcelo Lomba. O goleiro do Bahia saiu mal no primeiro gol do Vasco e depois rebateu a bola nos pés de Luan, autor do segundo tento. ‘Falha de todo mundo que errou‘, disse ele na saída do primeiro tempo. Os erros custaram caro ao time baiano.
OS GOLS
Melhor na partida, o Bahia vinha bem organizado em seu campo, mas um lançamento perfeito de Júlio dos Santos pela direita desmontou a defesa tricolor. Yago recebeu à frente do zagueiro e, ao invadir a área, usou a cabeça para encobrir Lomba, que saiu mal. Na sequência, a bola sobrou limpa para Thalles, que também de cabeça só teve o trabalho para empurrar para as redes, aos 17min.
Aos 39min, o Vasco aproveitou uma cobrança de escanteio de Nenê, da direita, para ampliar. Thalles apareceu entre a defesa tricolor e finalizou de cabeça; Marcelo Lomba não segurou e deu o rebote nos pés de Luan, que completou para as redes. 2 a 0. O estreante Cajá respondeu no lance seguinte com um leve toque por cima do goleiro, mas o chute parou na trave.
O Bahia reagiu logo no começo da segunda etapa. Em contra-ataque de manual, Renato Cajá fez lançamento para João Paulo, que cruzou da esquerda e encontrou Hernane. Ele finalizou errado, mas mandou a bola para Luisinho, que ao seu lado conseguiu completar para as redes. 2 a 1. Conquistando o meio-campo aos poucos, o Bahia chegou ao empate aos 19min. Hernane saiu da área e abriu para Tinga cruzar da direita; Danilo Pires subiu mais que o zagueiro e mandou de cabeça para as redes para fazer 2 a 2.
Não demorou nem dois minutos e veio a resposta do Vasco. O Bahia deixou Nenê livre, e o camisa 10 não perdoou. Com um chute colocado de esquerda, ele acertou o canto direito de Marcelo Lomba. Já aos 33min, Nenê marcou mais um golaço, esse de falta, e confirmou a vitória. Quase nos acréscimos, o Bahia descontou, mas já era tarde.
VASCO
Jordi; Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Julio dos Santos (Bruno Gallo); Eder Luis (William Oliveira), Nenê e Jorge Henrique; Thalles (Caio Monteiro)
T.: Jorginho
BAHIA
Marcelo Lomba,; Tinga, Lucas Fonseca, Jackson e João Paulo; Feijão, Paulo Roberto (Luisinho), Danilo Pires e Renato Cajá (Gustavo Blanco); Thiago Ribeiro (Edigar Junio) e Hernane
T.: Doriva
Estádio: São Januário, no Rio
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Thalles aos 17, e Luan, aos 38min do 1º tempo; Luisinho, aos 4, Danilo Pires, aos 19, Nenê, aos 21 e aos 33, e Bruno Gallo (contra), aos 44min do 2º tempo
Cartões amarelos: Thalles, Jorge Henrique (V), Hernane e Luisinho (B)
Público: 9.014 presentes / 7.757 pagantes
Renda: R$ 260.510,00