Centenas de pessoas protestaram na manhã de ontem em Londrina, no norte do Paraná, contra a cultura do estupro. O ato, que teve início ao meio-dia no Calçadão do centro da cidade, acontece após ganhar repercussão o caso da adolescente de 16 anos estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro.

O “Ato Pelo Fim da Cultura do Estupro” caminhou de uma agência do Banco do Brasil até a Concha Acústica, onde foi havia um palco para as mulheres se expressarem.

Na convocação para o protesto, as organizadoras do evento dizem que o ato surgiu “como uma necessidade de dar visibilidade às agressões físicas, psicológicas e sexuais que as mulheres ainda sofrem. A misoginia é o ódio às mulheres, ela é institucionalizada e naturalizada por toda a sociedade. O Brasil ocupa o 5º lugar no Mapa da Violência, onde é o classificado como o 5º país que mais mata mulheres no mundo. A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no nosso país.”

Por fim, as manifestantes ressaltam que a cultura do estupro “é resultado de uma estrutura da nossa sociedade: o patriarcado” e afirmar que o protesto é “em apoio às mulheres, que são vítimas do patriarcado todos os dias”.