SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os bombeiros localizaram no final da manhã desta quinta-feira (16) o corpo de uma mulher que estava desaparecido após o desabamento de uma igreja evangélica em Diadema (Grande SP) na tarde desta quarta-feira (15). Vanda Maria Martins, 54, estava no culto no momento do acidente, segundo testemunhas.

A família estava no local acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros, que usaram três cães farejadores para localizar a vítima. Na madrugada, os bombeiros conseguiram resgatar dois homens com vida, porém, ambos em estado grave. Um deles foi levado de helicóptero Águia para o pronto-socorro do Hospital das Clínicas. Outro homem, de 44 anos, foi levado para o pronto-socorro do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (Grande SP). O acidente ocorreu por volta das 15h durante uma cerimônia em uma igreja Assembleia de Deus na rua Jacarandás, no bairro Eldorado.

O prédio estava passando por obras de reforma sem a autorização da prefeitura. Ainda na tarde desta quarta, três pessoas foram resgatadas com ferimentos leves. Entre elas, duas crianças -um menino de cinco anos e uma menina de um ano e dez meses. Elas foram levadas ao Pronto Socorro Central de Diadema. Uma mulher que passava pelo local na hora do desabamento também machucou a cabeça, foi atendida no hospital e liberada em seguida.

 

ALVARÁ

A igreja disse que havia começado a construção de uma garagem nos fundos do imóvel, mas a obra não tinha alvará, segundo a Prefeitura de Diadema. A administração municipal afirma que, após receber denúncias de remoção de terra, foi até o local e determinou que a obra fosse paralisada até a apresentação do alvará da construção. O pastor Kaíque Nicolau de Lima, assessor jurídico da Assembleia de Deus de Diadema, disse que a igreja havia paralisado a construção da garagem. Ele estava no templo no momento do acidente.

Segundo ele, a igreja recebeu na segunda-feira (14) uma notificação da Secretaria da Habitação da cidade determinando a paralisação da obra até que a documentação da reforma fosse apresentada, mas disse que os trabalhos já haviam sido suspensos. “A construção estava parada havia duas semanas, antes do aviso.” Lima também confirma que a obra não tinha toda a documentação necessária. Segundo ele, o imóvel onde funciona a igreja é antigo. “O templo tem 60 anos e tinha capacidade para 300 pessoas. Na tarde de quarta acontecia um culto de libertação com aproximadamente 15 pessoas que estavam no templo”, afirmou.