SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após cinco dias de julgamento, oito jurados deliberam se “Stairway To Heaven”, canção mais emblemática do Led Zeppelin, é original.
Robert Plant e Jimmy Page são acusados de plagiar o início de “Taurus”, música de 1967 da banda Spirit (compare abaixo). A ação foi apresentada por Michael Skidmore, testamenteiro de Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, guitarrista e compositor do grupo, que morreu em 1997.
Segundo a revista americana “Billboard”, Francis Malofiy, advogado de Skidmore, foi repreendido diversas verses pelo juiz Gary Klausner por passar dos limites em seus argumentos.
Malofiy questionou a credibilidade de Plant e Page, que teriam oferecido depoimentos incompletos e seletivos sobre a ordem da composição de “Stairway” e se eram fãs da Spirit.
Em depoimento nesta terça (21), Plant negou ter criado “Stairway To Heaven” sob qualquer lembrança consciente de “Taurus”.
“Nós pedimos um terço do crédito”, afirmou. “Não minimiza a colaboração deles [Plant e Page] para a faixa.”
Peter Anderson, advogado do Zeppelin, contra-argumentou que Randy Wolfe não possuía os direitos de “Taurus”, pertencentes ao catálogo musical Hollenback Music após acordo com o músico na década de 60. Ele ainda afirmou que, mesmo que o testamenteiro possuísse os direitos, o riff de abertura de “Stairway” é uma progressão cromática comum, usada há centenas de anos por todos os tipos de músicos e domínio público.
Para encerrar, o representante de Plant e Page perguntou ao júri o que Malofiy deixara de fora em sua defesa do caso. A resposta? Venda de discos, já que “Taurus” não foi um sucesso promovido nas rádios, tampouco integra o único álbum da Spirit a ter atingido sucesso comercial.
“‘I Got a Line on You’ deve ser a única música [deles] da qual nos lembramos”, afirmou. “Se é que lembramos de qualquer uma.”