A Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, e os consulados terão sua carga de trabalho reduzida durante os Jogos Olímpicos no Brasil e por essa razão a recomendação é para os brasileiros, que desejam viajar neste período, antecipem a solicitação do visto até o fim de julho. O pedido pode ser tanto para os vistos mais tradicionais como o de turista, de trabalho ou negócios como para aqueles cujos trâmites demoram um pouco mais como os especialistas, de estudos ou para investimentos. A recomendação tem como finalidade evitar possíveis atrasos.
Para quem vai embarcar durante o período de férias para terras do Tio Sam é importante se organizar com antecedência, pois deixar todos os detalhes para a última hora pode trazer dores de cabeça e transformar a tão sonhada viagem em pesadelo. Geralmente, quem deseja embarcar agora em julho, inicia o processo para tirar o visto meses antes da viagem. Por isso, o ideal é fazer tudo com bastante antecedência, pois o processo para obter o visto de turista pode ser demorado em alguns casos ou ter algum tipo de imprevisto.
Organizar a documentação necessária e reservar uma quantia em dinheiro para a viagem são dicas básicas para evitar problemas, segundo a advogada de imigração Ingrid Baracchini. Um dos itens que mais causam estresse antes do passeio é a validade dos documentos. Muitas pessoas deixam para resolver as pendências na última hora e pequenos detalhes como a solicitação de vistos de entrada ou passagem pode atrapalhar a viagem, explica Ingrid, Ingrid Baracchini, advogada com 11 anos de experiência na área imigratória em parceria com o escritório Reza Rahbaran.