SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido de recuperação judicial da Oi nesta quarta-feira (29). A operadora é a maior concessionária de telefonia do país e pediu proteção judicial para negociar uma dívida de R$ 65,4 bilhões com credores. O processo corre na 7ª Vara Empresarial e o juiz Fernando Viana determinou que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) envie em cinco dias uma lista com empresas de renome internacional que poderiam conduzir o processo como administrador judicial.

Normalmente, essa função é desempenhada por um único profissional especializado em falências e recuperações. Devido à dimensão da companhia –ela atua em todo o país com exceção de São Paulo, território da Vivo– e seu impacto na vida dos consumidores, o juiz preferiu escolher uma empresa para executar a tarefa.

A recuperação judicial da Oi é a maior da história e superou a da Sete Brasil, empresa de sondas da Petrobras que tem uma dívida de R$ 19,3 bilhões. A partir da agora, a Oi tem de elaborar um plano de recuperação e apresentá-lo aos credores em, no máximo, dois meses. Depois, começam as rodadas de assembleias e negociações até que a proposta final seja aprovada.