SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de um “invernico” no outono, no início de junho, a cidade de São Paulo deve passar por um “veranico” no inverno.
A capital paulista registrou máxima de 24,3º C nesta sexta-feira (1º) às 18h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Até a próxima quinta-feira (7), a tendência é de temperaturas acima da média normal para essa época do ano na cidade –mínimas de 12°C e máximas de 22°C, segundo os registros históricos do Inmet.
A previsão do instituto aponta máximas de 25ºC no sábado (2), domingo (3) -quando pode haver névoa seca- e na segunda (4). As mínimas devem ficar em 13º C no final de semana e 12º C na segunda.
Um sistema de alta pressão atmosférica, a famosa massa de ar seco, inibe a formação de nuvens, reduzindo a probabilidade de chuva e dificultando a chegada de frentes frias à região Sudeste.
“Tivemos um evento extremo no começo de junho, que provocou a queda acentuada na temperatura, mas depois daquele período não veio nenhuma massa polar intensa, a única que conseguiu chegar, foi esquentando, perdendo sua característica polar”, explica Michele Fernandes, meteorologista da Climatempo.
Até quarta-feira (6), a probabilidade de chuva não passa de 5%, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
“Já estamos há vários dias sem chuva e com um vento calmo, isso aumenta a concentração de poluentes e contribui para uma piora na qualidade do ar”, diz Fernandes. Nesta sexta, a qualidade do ar era considerada moderada na região metropolitana de São Paulo pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Segundo Fernandes, por volta do dia 7, uma nova frente fria consegue avançar pelo Sudeste, provocando chuva e queda nas temperaturas.
Já na terça (5), a máxima deve cair para 22º C, com mínima de 14º C, aponta o Cptec. Na quarta, a mínima até sobe para 16º C, mas a máxima deve cair mais um grau, chegando 21º C.