O Paraná Clube vai enfrentar uma muralha defensiva nesta terça-feira às 21h30 (dia 12), na Vila Capanema, pela 16ª rodada da SérieB. O Paysandu não sofre gols há oito rodadas na competição. O time paraense vem de três vitórias e cinco empates. Nos últimos quatro jogos, a equipe do Norte teve quatro empates em 0 a 0.

O fator campo normalmente é um ponto favorável ao ataque mandante. Mas não tem sido o caso do Paraná Clube em 2016. Na Série B desse ano, o time paranaense foi “econômico” nas sete partidas em casa: só marcou seis gols — é o terceiro pior ataque no ranking de mandantes.

A boa notícia para o Paraná é o retorno do meia Nadson à condição de titular. Recuperado de lesão, ele começou no banco na última rodada e entrou nos 25 minutos finais. Com Nadson desde o início, a expectativa é de um time mais criativo e ofensivo.

O técnico Marcelo Martelotte também pode apostar em uma formação mais ofensiva para enfrentar o Paysandu. Ele vinha usando o 4-2-3-1, com Basso e Claudevan como volantes. Agora, pode tirar Claudevan e colocar Nadson desde o início. Com isso, a equipe mudaria para o 4-1-4-1, com Basso como único volante e a linha de quatro meias com Robson (esquerda), Válber (direita), Nadson (centro) e Murilo Rangel (centro).

Recuperados de lesões, os volantes Jean e Lucas Otávio devem começar o jogo no banco de reservas. Seguem em recuperação médica o lateral/volante Fernandes, o volante Anderson Uchôa e o zagueiro João Paulo.

Já o Paysandu terá a volta do volante Augusto Recife, que estava suspenso. O jogador, 32 anos, foi campeão brasileiro em 2003 com o Cruzeiro. O desfalque é o meia Celsinho, suspenso.

O time do Pará conta com o meia Rafael Costa, 25 anos, que defendeu o Paraná em 2015. Outro que passou pelo clube da Vila Capanema (de 2002 a 2005) é o zagueiro Fernando Lombardi, 34 anos.

PARANÁ x PAYSANDU
Paraná: Marcos; Diego Tavares, Alisson, Leandro Silva e Rafael Carioca; Basso, Murilo Rangel, Nadson, Válber e Robson; Lúcio Flávio. Técnico: Marcelo Martelotte
Paysandu: Emerson; Edson Ratinho, Fernando Lombardi, Gilvan e Lucas; Augusto Recife, Ricardo Capanema, Jhonnatan, Rafael Costa (Hiltinho ou Tiago Luís) e Mailson; Leandro Cearense (Alexandro). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Local: Vila Capanema, às 21h30