O inverno chegou, os dias frios se tornam mais constantes e as implicações das baixas temperaturas no corpo também. Além de garganta raspando, nariz com coriza, e pele ressecada, muitas pessoas também sofrem neste período com o retorno das dores no braço, punho e ombros diagnosticadas como tendinite. O presidente do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro, explica que isso acontece devido ao aumento da rigidez dos tendões e dos tecidos no frio.
No frio, ocorre diminuição do aporte sanguíneo para os vasos e, consequentemente, para os tecidos. Com isso, os músculos podem ficar mais tensos, em consequência os tendões ficam mais rígidos, portanto podem dificultar ainda mais a locomoção deles no movimento, facilitando o processo degenerativo e aumentando a dor, diz.
Para prevenir as dores nos tendões quando a temperatura abaixa, Helder Montenegro dá dicas para quem costuma sofrer com o desconforto. Entre as recomendações, aumentar o consumo de água.
É importante se manter aquecido. Beber água também é indicado mesmo nesses dias frios para manter os tecidos hidratados. A principal dica é a prática de exercícios físicos regulares para promover aquecimento da musculatura e melhorar o aporte sanguíneo.