O primeiro semestre deste ano, mais de 500.000 usuários, predominantemente do ensino público, acessaram plataformas da Rede Escola Digital (www.escoladigital.org.br), uma rede de plataformas que oferecem mais de 18 mil objetos digitais de aprendizagem – vídeos, games, animações, infográficos, videoaulas e mapas – a estudantes e docentes, gratuitamente. O balanço é dos Institutos Natura e Inspirare e da Fundação Telefônica Vivo, responsáveis pelo projeto, que conclui esse semestre com um total de 21 secretarias de educação, 12 estaduais e nove municipais adeptas do programa. Todas elas tiveram completa autonomia para customizar a plataforma, conforme suas realidades locais. A Escola Digital beneficia os educadores ao facilitar o acesso a materiais educativos capazes de enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas em diversas disciplinas, em sala de aula e fora dela. As ferramentas são desenvolvidas dentro de uma curadoria pedagógica para cada disciplina e etapa de ensino (da educação infantil ao ensino médio). Desde 2015, o ambiente oferece funcionalidades como a personalização da identidade visual e dos conteúdos, que cobrem todos os temas curriculares da educação básica. A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um, de cada rede, e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes, diz Maria Slemenson, gerente do projeto no Instituto Natura.


Google

As solicitações de governos sobre dados de usuários ao Google atingiram um número recorde na segunda metade de 2015, informou o gigante da internet. No seu relatório de transparência divulgado na segunda-feira, o Google disse que os governos de várias partes do mundo realizaram 40.677 pedidos vinculados a mais de 81.000 contas entre julho e dezembro de 2015.
Biblioteca de Apps
FixedSys para mudar a fonte do Whats
Falando em WhastApp, já que este é o assunto do momento, foi liberado um novo recurso para o aplicativo que permite mudar a fonte da letra usada. O recurso foi liberado na versão 2.16.179 do WhatsApp, disponível tanto para Android como para iOS. Também pode ser usada nas versões Web e PCs do aplicativo. Mas não espere uma variedade de fontes. O novo recurso se resume a uma única opção, chamada de FixedSys, que apresenta um espaço maior entre as letras.Para utilizá-la, basta colocar três sinais de acento grave (“`) no começo e no final da frase. Cuidado para não confundir o acento grave com a aspa simples. Bora lá testar?


Novidades na rede

Pokédates

De olho nos fãs dos pokémons, uma empresa lançou uma rede social especial para eles: a PokéDates. A rede é um serviço de encontros entre casais — no lugar de um jantar romântico, porém, você e seu parceiro em potencial têm a chance de sair por aí em um passeio para caçar monstrinhos. https://www.producthunt.com/tech/pokedates