Diretores, professores, pedagogos e funcionários das mais de 2,1 mil escolas estaduais e outras 400 conveniadas retornaram, nesta quinta-feira (28), às salas de aula para participarem da semana pedagógica, que abre o segundo semestre do ano letivo de iniciativa que antecede a volta dos cerca de um milhão de estudantes, nesta segunda-feira (1º), para completar o restante dos dias letivos previstos no calendário escolar.

Nesta quinta e sexta-feira, quase 100 mil profissionais vão analisar, debater e propor temas para contribuir com o atendimento aos estudantes da rede estadual. O objetivo é promover uma reflexão sobre os desafios, avanços e demandas identificados no primeiro semestre. É preciso que cada escola faça sua avaliação e aponte medidas para atender as expectativas de aprendizagem dos nossos estudantes e das suas famílias, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. 

Ela ainda destacou a importância do papel dos profissionais da educação. A situação do país não está fácil. No Paraná é um pouco melhor, mas nem por isso podemos nos acomodar. Nesse sentido, uma boa gestão faz toda a diferença. Precisamos aproveitar ao máximo nossos talentos, nossos recursos e entregar a cada dia uma educação melhor. A escola é o território do saber, e é nossa função superar as diferenças e dificuldades em nome de um bem maior: os nossos alunos, afirmou Ana Seres. 

Entre os temas em debate estão questões de direitos humanos, violência, bullying, temas que refletem no dia a dia escolar. O evento de formação também serve para a organização do segundo semestre da escola. A semana é um momento importante para a questão pedagógica e também para planejar as atividades da escola que devem ser cumpridas até o final do ano letivo, reforçou o diretor do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, Lourival de Araújo Júnior. 

As discussões são bem válidas. São temas específicos que vão ajudar no desempenho do nosso trabalho e também na orientação de alunos e professores, explicou a funcionária do Instituto de Educação, Daniela Fernandes.