Se ainda estivesse no Jornalismo, Fátima Bernardes certamente seria um dos principais nomes da cobertura da Globo nos Jogos Olímpicos. Agora, em outro tempo e no Entretenimento, ela irá participar de uma maneira diferente, via Encontro, sem o enorme envolvimento exigido. Minha missão como repórter e âncora do jornalismo, eu cumpri com muita paixão, mas, ao querer mudar o rumo da minha carreira, eu estava tranquila em relação a essa nova fase, explica Fátima. Durante a Olimpíada, o seu programa se ajustará aos compromissos de grade e será exibido normalmente quando não houver a transmissão de uma prova ou jogo. Temas de ocasião, para não fugir do clima, estão sendo planejados pela sua produção. Fátima, otimista, acredita no Brasil como organizador: Eu acho que nós já temos uma tradição de realização de grandes eventos com eficiência. Acredito que, apesar dos percalços, vai dar tudo certo.


TV Tudo

Amigos para sempre
Está pintando uma parceria do SporTV com a ESPN, dona dos direitos, para a transmissão da Premier League – mas podem me chamar de campeonato inglês. Já há em curso um entendimento forte de bastidores. Chamadas de exclusividade, por acaso, não estão mais sendo levadas ao ar.

Agora essa
Segundo despacho do Ministério da Justiça, a Bandeirantes conseguiu reclassificar uma versão editada da novela Mil e Uma Noites. Pode anotar aí: a abertura de um horário de reprises está sendo planejado para o horário da tarde.

Incrível isso
A Maria nunca foi tão com as outras como na televisão. A Globo, lá atrás, inventou o Vale a Pena Ver de Novo. O SBT, por sua vez, criou toda uma faixa de reprises para as suas tardes. Aí veio a Record e agora a Bandeirantes se prepara para fazer o mesmo. É atestado passado de falta de criatividade. Nenhuma se atreve ao menos tentar fazer algo diferente.

Tragédia anunciada
Evidente que não se trata de torcida contra, mas tem algum cabimento o SBT lançar com Leão Lobo e Mamma Bruschetta um programa de fofocas nas suas tardes? O que vai dar isso, frente ao que Globo e Record especialmente, já tem como produtos estabelecidos de grade?

TV de antigamente
Só o SBT, sujeito ainda aos eventuais arrojos ou desvarios do seu dono, ainda tem coragem de inventar um programa num dia e colocar no ar no outro, sem qualquer cuidado ou preparação. Qual a chance de dar certo? Enquanto a televisão de hoje está seguindo de um lado, Silvio Santos insiste em continuar do outro.

Trabalhando a base
É importante destacar o cuidado que a Globo tem dispensado aos trabalhos da Malhação. Um cuidado que foi ainda redobrado nos últimos anos. Além do horário ter observado um crescimento de audiência dos mais significativos, oportunidades ainda maiores passaram a ser oferecidas para o surgimento de novos atores e atrizes.

Fui – 1
Aguinaldo Silva viajou sexta-feira para Portugal, após concluir mais uma Master Class e promover o lançamento do livro Turno da noite. Também deixou tudo acertado quanto ao seu próximo trabalho na Globo, O Sétimo Guardião.

Fui – 2
A novela será mesmo dirigida por Rogério Gomes, reeditando a parceria de Império. Em novembro, Aguinaldo entrega a sinopse definitiva, e em janeiro, os seis primeiros capítulos, seguindo cronograma estabelecido por Silvio de Abreu.

Olha só
Na última semana, por aqui se anunciou a reexibição de uma histórica entrevista do Odilon Coutinho com Doca Street no GloboNews. Na ocasião, o repórter e o cinegrafista Luiz Manse, encapuçados, foram levados até o assassino da socialite Ângela Diniz. O local não podia ser identificado. Foi um grande furo jornalístico na época.

Ruim de serviço
Pois bem, conforme o programado, a entrevista foi mesmo reexibida no GloboNews e anunciada como um grande feito jornalístico da TV de todos os tempos, só que em momento nenhum se fez qualquer citação dos nomes dos autores da matéria. Tem coisa mais absurda? Usaram a voz do Odilon, as imagens do Manse e não creditaram ninguém. Melhor voltar para a escola.

Globo/Sergio Zalis

Edição única
A partir desta segunda-feira, Fernanda Gentil passa a comandar o Globo Esporte – edição nacional direto do Parque Olímpico. Depois dos Jogos Olímpicos, o GE voltará com suas edições locais.


Bate – Rebate

  • Band definiu para dia 29 de agosto, uma segunda-feira, a estreia do X Factor…
  • … O programa também será exibido no TNT, mas a data ainda não foi fixada.
  • Um choque – foi assim que o pessoal da Formata recebeu a notícia sobre o novo programa de fofocas do SBT que estreia nesta segunda…
  • … O projeto de uma revista de entretenimento apresentado acabou se inutilizando…
  • … E até um piloto chegou a ser gravado com Kallyna Sabino e Júlio Rocha, ainda na esperança de ter o projeto aprovado. Só que não.
  • Foi das mais interessantes a resposta do mercado à contratação de Adriane Galisteu pelo Fox Sports…
  • … Aliás, o que sempre acompanhou a Galisteu, em todos os caminhos na TV, foi o seu grande poder comercial.
  • Depois de duas semanas de férias, Marcelo Parada reassume nesta segunda-feira a direção de jornalismo do SBT…
  • … Entre outros desafios, uma Olimpíada pela frente, sem ter os direitos dela.
  • Danilo Gentili vai receber nesta segunda-feira, no The Noite, no SBT, o grupo Broz…
  • … Os cantores irão participar de uma brincadeira como go go boys e cover das Spice Girls, além de falar sobre os 11 anos que se afastaram.

C´est fini

Não é por nada e muito menos torcer contra, mas o risco dessa nova aventura do SBT, em colocar esse programa de fofoca no começo da tarde, é a possibilidade de comprometer todos os bons resultados que vinha conseguindo. Essa que é a grande ameaça. Em todo caso…

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!