A Shell anuncia a abertura de inscrições para a edição brasileira da Shell Eco-marathon, corrida acadêmica que será realizada pela primeira vez na América Latina entre os dias 8 e 10 de novembro, em São Paulo. Para participar, as equipes estudantis devem se cadastrar pelo site da prova: http://www.shell.com/energy-and-innovation/shell-ecomarathon/challenger-events/brazil.html. Podem se inscrever estudantes de cursos de engenharia de todo o país, que deverão desenvolver um protótipo automotivo movido a gasolina, etanol ou bateria elétrica.

A competição estudantil de eficiência energética, que teve sua primeira edição realizada em 1985 na França, tem como objetivo estimular estudantes a desenvolver protótipos automotivos que percorram a maior distância consumindo a menor quantidade de combustível possível.

A disputa reúne anualmente centenas de estudantes de vários países em três etapas – Américas, Europa e Ásia – para pensar o futuro da energia e da mobilidade urbana.

Brasileiros na edição Américas — Este ano, cinco equipes brasileiras correram na versão Américas, realizada em abril em Detroit, nos Estados Unidos. Até hoje, diversas times brasileiros já participaram de edições no continente americano.

No ano passado, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conseguiu o melhor resultado brasileiro até então, ficando em segundo lugar na categoria Combustível Alternativo. O protótipo batizado de Popygua obteve a marca de 316km/l de etanol.