RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A forte ventania que atingiu o Parque Olímpico nesta segunda (15) provocou a queda de uma placa de sinalização de três metros de altura e cinco de largura. Ninguém se feriu, segundo a Secretaria de Ordem Pública do Rio.
A placa, uma estrutura de alumínio com base de concreto, ficava no pé de uma rampa que permite que o público que desembarca do BRT (ônibus que circula em faixa exclusiva) acesse o Parque. Ela caiu por volta das 16h e foi retirada uma hora depois.
Prevendo que a ventania pudesse derrubar a placa, a Secretaria de Ordem Pública havia isolado nesta tarde a área onde ela ficava. Criou uma via alternativa de acesso para o público. Por isso ninguém passava embaixo no momento em que a estrutura caiu.
“Recebemos pelo Centro de Operações a informação de que ia entrar um vento forte, então isolamos a área e fizemos um novo caminho para o público. Pediram para ficarmos atentos. Só que o vento entrou com tamanha velocidade que o alumínio se dobrou. A placa atuou como uma vela e empurrou o alumínio”, disse o secretário Leandro Matieli.
CÂMERA
Também nesta segunda, sete pessoas se feriram com a queda de um aparelho de filmagem que fica suspenso sobre cabos no Parque Olímpico. A informação foi confirmada pelo comitê organizador da Rio-2016.
A câmera pertence ao serviço de geração de imagens oficial dos Jogos Olímpicos. A empresa responsável se chama OBS (Olympic Broadcasting Services).
O equipamento estava sem se movimentar, esperando a manutenção, entre as Arenas Cariocas 1 e 2. Neste momento, o cabo de suporte se soltou e caiu.