O Governo do Paraná vai mapear em Curitiba e Região Metropolitana áreas de risco de desastres naturais como enchentes, deslizamentos, erosão e afundamentos de terrenos. O contrato com a empresa Andes Geologia e Meio Ambiente foi assinado nesta quarta-feira (28) pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti.

O mapeamento faz parte do projeto Multissetorial financiado pelo Banco Mundial, e será supervisionado pelos técnicos da Mineropar, instituição vinculada à Secretaria. O foco é subsidiar a Defesa Civil nas ações de prevenção e de atendimento à população, mas certamente o trabalho terá desdobramentos importantes como auxiliar nos licenciamentos ambientais e outras ações do Estado e dos municípios, disse Bonetti.

O trabalho deverá ficar pronto em um ano. Nesse período os técnicos vão avaliar quase quatro mil pontos em uma área de 1.500 quilômetros quadrados, tamanho equivalente a cinco vezes o território de Curitiba, em 19 municípios entre Capital e entorno. Somado ao que a Mineropar já tem mapeada, o trabalho deverá abranger quase o dobro dessa área, resultando em quase quatro mil quilômetros quadrados de mapeamento, disse Luciano de Lara, geólogo da empresa Andes. 

A base do trabalho são as informações geológicas como tipo de solo e rocha, mas serão levantados ainda a hidrografia (rios) e a ocupação das áreas. No aspecto dos riscos de desastres naturais temos três regiões importantes no Paraná que merecem atenção especial, o Litoral, o Sudoeste e a Capital e sua região metropolitana em função da concentração de pessoas, quase 30% da população do estado vive aqui, destacou o presidente da Mineropar, José Antonio Zem. 

A assinatura do contrato contou ainda com a presença do chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Adilson Castilho Casitas; o presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Amilcar Cabral; diretores da Mineropar, e coordenadores da Secretaria do Meio Ambiente.