Nesta quinta-feira (20), chegou a 836 o número de escolas estaduais ocupadas por estudantes no Paraná, segundo balanço da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes). Esse número representa quase 40% do total de escolas da rede estadual de ensino. No total são 2.144 escolas. A manifestação é contra a Medida Provisória 746, que altera aspectos do ensino médio e contra o Projeto de Emenda Constitucional 241.

Nesta semana o Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai adiar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes que fariam a prova em escolas ocupadas. E deu prazo até o dia 30 de outubro para os estudantes desocupem os estabelecimentos para evitar a adoção do adiamento. Se isso não ocorrer, o Ministério disse que uma nova data será marcada para a aplicação do exame nestas escolas.

Quando o MEC divulgou a medida, os representantes da Upes chegaram a dizer que fariam assembleias hoje para decidir sobre a ocupação. Mas, pouco depois marcaram a data para as assembleias em todo o Estado para o dia 26 de outubro. Existe a possibilidde de que os estudantes desocupem as escolas para a aplicação do Enem, mas sem deixar o movimento.