As entidades estudantis União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) lamentam profundamente a morte na tarde desta segunda-feira (24) de um estudante no Colégio Santa Felicidade, em Curitiba, no Paraná. Nos solidarizamos com os familiares e amigos. Nos solidarizamos também com todos os outros estudantes que fazem parte da ocupação no Colégio Santa Felicidade e que passam agora por um momento de muita tristeza e consternação.

É importante destacar que as manifestações com ocupações de escolas se iniciaram em todo o país há mais de um mês contra a proposta de Medida Provisória 746 e a Proposta de Emenda Constitucional 241 e, desde o início, são pacíficas e abertas diálogo. Os estudantes se organizam, votam em assembleia, dividem-se em grupos de trabalho e mantém a ordem e a limpeza dentro das instituições.

O MInistério da Educação (MEC) também se manifestou. 

O Ministério da Educação lamenta e se solidariza com familiares e amigos do jovem de 16 anos morto na tarde de hoje dentro Escola Estadual Santa Felicidade, em Curitiba, ocupada pelo Movimento Ocupa Paraná.

Diante desse fato trágico, a sociedade cobra dos órgãos responsáveis pelo controle, fiscalização e proteção à juventude, a apuração rigorosa do ocorrido e a punição dos envolvidos.

O MEC reafirma o apelo feito, na semana passada, aos organizadores dos movimentos de ocupação para que prevaleça o bom senso, a responsabilidade com a educação e, fundamentalmente, com a vida e a segurança desses jovens, em sua maioria menores de idade.