Os estudantes do Movimento Ocupa Paraná realizam na manhã desta quarta-feira (26), em Curitiba, uma assembleia para discutir os próximos passos da mobilização. O encontro acontece no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, no Juvevê. Participam da assembleia alunos de todas as regiões do estado. Com a aproximação do Enem, dias 5 e 6 de novembro, os alunos pode desocupar as escolas onde acontecerão provas. 

O último levantamento do Movimento Ocupa Paraná indicava a ocupação de 850 escolas da rede estadual de ensino, além de 14 campi de universidades e três núcleos de educação. Segundo governo, no entanto, são 662 escolas ocupadas.

 

A morte de um estudante de 16 anos  dentro de uma escola ocupada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, e um assalto foi registrado na noite desta terça-feira (25) em São José dos Pinhais, complicaram a ainda mais as ocupações.

Os estudantes estão mobilizados contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos, e a Medida Provisória (MP) 746, que faz alterações no Ensino Médio.