IARA BIDERMAN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Balé da Cidade vai quebrar tudo, a partir desta quarta (9), na sua versão de “O Quebra-Nozes”, tradicional clássico natalino composto por Tchaikovsky (1840-93). “Quebrakovsky – The Nuts Talent Show”, coreografado por Alex Soares, fica até domingo no Theatro Municipal de São Paulo, mas os ingressos para a temporada já estão esgotados.
“É a força da marca ‘Quebra-Nozes’. Se compraram ingresso esperando ver algo próximo da versão clássica, não sei o que vai acontecer depois que estrear”, diz Soares.
A ideia de re-coreografar o clássico vem desde 2014, segundo Iracity Cardoso, diretora da companhia paulistana. A montagem foi concretizada agora, em seis semanas -pouco tempo para um espetáculo de noite inteira, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo tocando ao vivo e muitos efeitos especiais criados com projeções de vídeo.
Na versão original, a menina Clara ganha na noite de Natal um boneco quebra-nozes, transformado em sonho no príncipe que a leva numa viagem a reinos mágicos.
O Natal em família de Soares é sombrio, como ele imagina ser uma versão de Tim Burton para a fantasia dançada no século 19.
Há tensão no ar, nas relações entre a superprotegida, mas rebelde, Clara com sua mãe e com seu tio Drosslmeyer, que é quem dá o quebra-nozes à garota.
“Há uma referência muito sutil sobre um relacionamento mais do que familiar entre o tio e a sobrinha”, diz Soares.
Mais explícita é a referência, no segundo ato, sobre as franquias para TV de shows de talentos. É a parte do sonho de Clara, quando sua viagem serve de pretexto para exibição do virtuosismo dos bailarinos em danças “exóticas” (árabe, espanhola, chinesa).
Soares criou um show de talentos em que as danças se sucedem como batalhas: há uma de drag queens e outra que lembra as dos BBoys do hip-hop, linguagem pesquisada pelo coreógrafo.
“Gostei muito dessa ideia das franquias, ‘O Quebra-Nozes’ também é uma. Nos Estados Unidos, muitas companhias garantem o dinheiro do ano todo com a venda dos ingressos para este balé”, diz a diretora do Balé da Cidade.
DEMISSÕES
No caso da companhia paulistana, dinheiro continua sendo um problema. A reportagem foi informada, por telefone, de que os bailarinos com mais de 40 anos seriam demitidos após esta temporada. A pessoa disse não querer se identificar por medo de retaliação.
Procurada, a direção do IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Cultural), organização social responsável pela gestão do Theatro Municipal, afirmou que não estão previstas demissões até o fim deste ano. Os contratos dos bailarinos são renovados a cada três meses, mas, segundo o IBGC, estas contratações “são de responsabilidade da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural não pode se pronunciar em nome da Fundação”.
Uma reivindicação antiga do Balé da Cidade é a contratação dos bailarinos segundo as regras da CLT. “O processo de celetização dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo teve início nos últimos anos, porém não levou em conta a estrutura orçamentária do Theatro e a sua sustentabilidade a médio e longo prazos”, afirmou em nota a direção do instituto.
“No caso do Balé da Cidade, a nova direção do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, em conjunto com a direção do Balé e de seus próprios bailarinos, tem a oportunidade de concluir este processo da forma mais responsável possível. A não-celetização de alguns artistas é uma pauta em discussão e não será tratada publicamente neste momento”, concluiu o comunicado.

QUEBRAKOVSKY -THE NUTS TALENT SHOW
QUANDO de 9/11 a 13/11; de qua. a sáb., às 20h; dom., às 17h
ONDE Theatro Municipal de São Paulo, pça. Ramos de Azevedo, s/n, tel. (11) 3053-2090
QUANTO esgotado