AMANDA NOGUEIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A gravurista carioca Renina Katz, 91, foi eleita destaque cultural do ano pelo júri do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2017, sendo recompensada com R$ 100 mil.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (29), no Theatro São Pedro, e contemplou outros artistas em nove categorias.
Uma das principais gravuristas do país, Katz radicou-se em São Paulo durante os anos 1950, quando passou a lecionar no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) -a artista continuaria sua atuação acadêmica por décadas seguintes.
No início de sua carreira, Katz destacou-se por obras ligadas ao realismo social, como gravuras que retratavam as condições dos trabalhadores, antes de se dedicar a imagens não figurativas.
“É um reconhecimento meio tardio, mas muito importante, para uma artista que dedicou a vida à gravura, que não é uma atividade muito festejada, mas também passou pela pintura e prestou uma obra muito importante durante a sua já longa existência”, diz o Secretário da Cultura do Estado José Luiz Penna.
O destaque cultural passou a ser escolhido em 2011, depois que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo retomou a realização do prêmio criado nos anos 1950.
Entre os artistas que já tiveram suas trajetórias celebradas nesta categoria, estão o crítico literário Antonio Candido, em 2012, e a artista plástica Tomie Ohtake, em 2013.
Além da escolha direta por Katz, outros artistas e instituições foram homenageados tanto pela seleção do júri, quanto pelo voto popular.
Eleitos por ambas modalidades, a revista “Artéria” venceu a categoria artes visuais, e o distribuidor Adhemar Oliveira, diretor do Espaço Itaú de Cinema, a de cinema.
Enquanto Felipe Hirsch foi selecionado pelo júri, Os Satyros conquistaram o público na categoria teatro.

VENCEDORES
Escolha do júri:
Arte para Crianças: Dib Carneiro Neto
Artes Visuais: revista “Artéria”
Cinema: Adhemar Oliveira
Circo: Ermínia Silva
Dança: Projeto Mov_oLA (Alex Soares)
Música: Tião Carvalho
Teatro: Felipe Hirsch
Territórios Culturais: Instituto Periferia Ativa
Voto popular:
Arte para Crianças: Paidéia Associação Cultural
Artes Visuais: revista “Artéria”
Cinema: Adhemar Oliveira
Circo: Circo de Teatro Tubinho
Dança: Corpo de Baile de Caraguatatuba
Música: Conservatório de Tatuí
Teatro: Os Satyros
Territórios Culturais: Associação Casarão da Mariquinha
Instituição Cultural (categoria eleita apenas por voto popular): Instituto Alana