A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) é a universidade paranaense mais bem colocada no ranking Times Higher Education sobre o ensino superior na América Latina. A PUC-PR aparece na categoria 41ª a 45ª posições. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 20, e apontam a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como a melhor instituição de ensino superior da América Latina. O dado inverte a classificação de 2016, que tinha a Universidade de São Paulo (USP) na liderança e a Unicamp no segundo lugar.

Na lista das 25 primeiras colocadas, o Brasil aparece 13 vezes com a  Universidade Federal do Paraná (UFPR) — é a segunda colocada entre as instituições paranaenses —, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) — a primeira universidade estadual —, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Entre as universidades brasileiras, além das duas primeiras (Unicamp e USP), estão a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 7º lugar; seguidos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (8º); a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (9º); Universidade Federal de Minas Gerais (11º); Universidade Estadual Paulista (12º); Universidade Federal do ABC (14º); Universidade Federal de Santa Catarina (15º); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (16º); Universidade Federal de São Carlos (18º); Universidade de Brasília (19º) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (24º).