A jovem nadadora Rafaela Raurich, do Clube Curitibano, será um dos principais destaques da seleção brasileira de natação, que disputará o 6º Mundial da Categoria Júnior no final de agosto, em Indianápolis (EUA).

Rafaela, de 16 anos, é uma das maiores apostas da natação brasileira para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Ela tem o terceiro melhor índice técnico da equipe de 16 atletas que vai a Indianápolis, destacando-se principalmente na prova dos 200 metros livre, na qual já é uma das oito nadadoras brasileiras na história a baixar da barreira dos 2 minutos – marcou 1min59s68 no Troféu Maria Lenk deste ano, realizado em abril no Rio de Janeiro.

A nadadora começou a treinar no Clube Curitibano aos oito anos de idade. Descobriu uma grande paixão e, desde então, começou a se destacar na água. Com 12 anos, a associada começou a ganhar as primeiras medalhas nacionais e, em 2013, ajudou na conquista de duas medalhas de ouro no revezamento dos Jogos Escolares da Juventude.

Ela seguiu sendo destaque na Seleção Brasileira do Multinations e no Sul-Americano Juvenil; foi finalista no Campeonato Mundial Júnior e maior nome do Brasileiro Juvenil de Verão 2015, em João Pessoa (PB), com quatro vitórias, quatro recordes quebrados e dois melhores tempos individuais. Em outubro de 2016, com 15 anos, Rafaela quebrou o recorde da faixa etária da América do Sul nos 200 livres com um 2min00s14, tornando-se a mais rápida nesse evento na história sul-americana.

Com todas as conquistas e novos índices técnicos, Rafaela tem atraído os olhares de todos os envolvidos com a natação no Brasil. Gosto do esporte porque o considero justo. Não tem essa de depender da nota das pessoas. Quem bate antes é quem ganha. Quero chegar muito bem nas Olimpíadas de 2020. A natação é minha vida. É o esporte que eu amo”, revela.

A chance de representar o Brasil no revezamento 4×200 livre nas Olimpíadas de Tóquio é real. Apesar de estar muito feliz com os atuais resultados, Rafaela não esconde que “diminuir o tempo é o objetivo. Tenho que fazer 1min59s para chegar lá”. Para isso, pega pesado nos treinos. A rotina é árdua, de segunda a sábado (muitas vezes aos domingos), ficando em média quatro horas por dia debaixo d’água e seguindo uma alimentação regrada, além de fazer musculação e mais três treinos noturnos durante a semana.

O técnico da nadadora, Waldemyr Saldanha, atesta o foco de Rafaela e completa: “é um orgulho trabalhar com ela. Essa vontade que ela tem de vencer e de melhorar é a sua melhor qualidade”, destaca.